Idiossincrasias da qualidade da Universidade Aberta do Brasil e um olhar sobre o modelo de Portugal: concepções e desafio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Daniela da Costa Britto Pereira-
Autor(es): dc.creatorAlonso, Katia-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:52:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:52:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/17039-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/ES.284780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17039-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta análise sobre a educação a distância, especialmente a do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do modelo da Universidade Aberta de Portugal (UAb). São contextos e conjunturas distintos. Observa-se que no Brasil a legislação para o caso é incipiente e episódica. Em Portugal, a UAb firmou-se como a única instituição universitária de ensino público de abrangência nacional, com critérios de qualidade evidenciados em sua organização didático-pedagógica. Com base em pesquisa exploratória e descritiva, pautada em análise documental e de dados primários, concluiu-se sobre a necessidade de novas formas de financiamento da educação a distância e de políticas assentadas em qualidade socialmente referenciada no caso brasileiro, reafirmando-se que a UAb protagoniza experiência calcada em políticas com elementos de qualidade.-
Descrição: dc.descriptionThe paper presents an analysis of distance education, especially focusing on the Universidade Aberta do Brasil and on the Universidade Aberta de Portugal (UAb) model. These are distinct contexts and circumstances. It was observed that in Brazil the legislation for the case is incipient and episodic. In Portugal, UAb has established itself as the only university institution for public education with national coverage, demonstrating quality criteria in its didactic pedagogical organization. Based on exploratory and descriptive research, grounded in documentary analysis and primary data, it was concluded that there is a need for new forms of financing for distance education and for policies based on socially referenced quality in the Brazilian case, reaffirming that UAb leads an experience grounded in policies with quality elements.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Universidade Aberta do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta de Portugal-
Palavras-chave: dc.subjectExpansão e qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectOpen University System of Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectOpen University of Portugal-
Palavras-chave: dc.subjectExpansion and quality-
Título: dc.titleIdiossincrasias da qualidade da Universidade Aberta do Brasil e um olhar sobre o modelo de Portugal: concepções e desafio-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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