A dataficação da educação como elo de interligação entre a Indústria 4.0 e a Educação 4.0

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNegas, Mário Carrilho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:53:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:53:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/17033-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/s2w5-5s68-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17033-
Descrição: dc.descriptionPoster. Esta comunicação integra-se no Projeto GenZ Now – Understanding and Connecting (LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning / UID 4372/FCT), Universidade Aberta.-
Descrição: dc.descriptionA transformação digital está a redefinir profundamente a educação e a indústria, destacando-se a Datificação da Educação (DE) como um elemento central neste processo. No contexto da Educação 4.0, que promove a personalização do ensino através de tecnologias digitais, e da Indústria 4.0, marcada pela automação e pelo uso de tecnologias avançadas como big data e inteligência artificial (IA), a DE surge como um elo estratégico para reforçar a integração destas áreas. Este estudo explora como a DE pode incrementar a interligação dos dois domínios, contribuindo para a criação de um ecossistema educacional e industrial mais coeso e eficaz a lidar com os desafios. A necessidade de alinhar competências educacionais às exigências da Indústria 4.0 é amplamente reconhecida valorizando o modelo de sociedade atual. A DE, ao transformar dados educacionais em inteligência acionável (os sistemas para além de interpretar os dados, também atuam com base neles), fomenta soluções promissoras para personalizar o ensino, monitorizar o progresso dos estudantes e adaptar currículos às dinâmicas do mercado de trabalho. Simultaneamente, na Indústria 4.0, a análise de dados permite identificar lacunas de competências e desenvolver programas de formação contínua alinhadas com a procura de competências tecnológicas. Esta análise adota uma metodologia mista, incluindo uma revisão da literatura e a análise de casos práticos em instituições educacionais e industriais que implementaram práticas de DE. Pretende-se analisar e salientar que a DE tem potencial para: • Personalizar o ensino e melhorar a experiência de aprendizagem. • Identificar lacunas de competências e otimizar a formação de trabalhadores. Este estudo também procura evidenciar o facto da DE não ser apenas um elo entre a Educação 4.0 e a Indústria 4.0, mas também um catalisador de transformação, permitindo alinhar objetivos educacionais e industriais, onde as preocupações de um sector dão lugar às oportunidades do outro sector.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT –Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLE@D, Universidade Aberta-
Relação: dc.relationhttps://elies.pt/2024/posters/-
Palavras-chave: dc.subjectDatificação da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectBig Data na educação-
Palavras-chave: dc.subjecteL@IES-
Título: dc.titleA dataficação da educação como elo de interligação entre a Indústria 4.0 e a Educação 4.0-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.