
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Negas, Mário Carrilho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/17033 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/s2w5-5s68 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17033 | - |
| Descrição: dc.description | Poster. Esta comunicação integra-se no Projeto GenZ Now – Understanding and Connecting (LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning / UID 4372/FCT), Universidade Aberta. | - |
| Descrição: dc.description | A transformação digital está a redefinir profundamente a educação e a indústria, destacando-se a Datificação da Educação (DE) como um elemento central neste processo. No contexto da Educação 4.0, que promove a personalização do ensino através de tecnologias digitais, e da Indústria 4.0, marcada pela automação e pelo uso de tecnologias avançadas como big data e inteligência artificial (IA), a DE surge como um elo estratégico para reforçar a integração destas áreas. Este estudo explora como a DE pode incrementar a interligação dos dois domínios, contribuindo para a criação de um ecossistema educacional e industrial mais coeso e eficaz a lidar com os desafios. A necessidade de alinhar competências educacionais às exigências da Indústria 4.0 é amplamente reconhecida valorizando o modelo de sociedade atual. A DE, ao transformar dados educacionais em inteligência acionável (os sistemas para além de interpretar os dados, também atuam com base neles), fomenta soluções promissoras para personalizar o ensino, monitorizar o progresso dos estudantes e adaptar currículos às dinâmicas do mercado de trabalho. Simultaneamente, na Indústria 4.0, a análise de dados permite identificar lacunas de competências e desenvolver programas de formação contínua alinhadas com a procura de competências tecnológicas. Esta análise adota uma metodologia mista, incluindo uma revisão da literatura e a análise de casos práticos em instituições educacionais e industriais que implementaram práticas de DE. Pretende-se analisar e salientar que a DE tem potencial para: • Personalizar o ensino e melhorar a experiência de aprendizagem. • Identificar lacunas de competências e otimizar a formação de trabalhadores. Este estudo também procura evidenciar o facto da DE não ser apenas um elo entre a Educação 4.0 e a Indústria 4.0, mas também um catalisador de transformação, permitindo alinhar objetivos educacionais e industriais, onde as preocupações de um sector dão lugar às oportunidades do outro sector. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT –Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | - |
| Relação: dc.relation | https://elies.pt/2024/posters/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Datificação da educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação 4.0 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria 4.0 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Big Data na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eL@IES | - |
| Título: dc.title | A dataficação da educação como elo de interligação entre a Indústria 4.0 e a Educação 4.0 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: