
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Martins, Dércio | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/17023 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17023 | - |
| Descrição: dc.description | Bolsa de Investigação com a referência 2020.07328.BD, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | - |
| Descrição: dc.description | O crescimento de cursos a distância nos últimos anos tem sido uma constante devido a expansão da Web e ao rápido desenvolvimento tecnológico, potenciando novos cenários de aprendizagem, pedagogi-as e tecnologias emergentes. O processo de docência a distância é diferente da docência presencial, já que existe uma separação geográfica entre o docente e estudante, e se distribui por vários atores específicos, como os professores, os tutores, os técnicos e os próprios materiais de ensino desenvolvidos. Neste artigo apresentam-se os resultados de um focus group realizado com docentes a distância da Universidade Aberta e resultados de um inquérito por questionário integrado no estudo para a tese de doutoramento financiado pela FCT. | - |
| Descrição: dc.description | Bolsa de Investigação com a referência 2020.07328.BD, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Ediciones Egregius | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docente online | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Papéis e competências | - |
| Título: dc.title | Ensinar a distância em tempos de incerteza: o que dizem os docentes sobre o seu papel | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: