Comunicação e gestão da informação em contexto escolar : o uso da Plataforma Moodle e da página web num agrupamento de escolas do concelho de Castelo Branco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAires, Luísa-
Autor(es): dc.creatorBarata, Alzira da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:55:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:55:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1700-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1700-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionNo mundo em que vivemos, em permanente mutação, a utilização das novas tecnologias funciona como um motor gerador da mudança. Inevitavelmente, também no sector da Educação, já se faz sentir o seu impacto, seja através de uma nova forma de ensinar e aprender, seja através de uma nova forma de estar ligado em rede para comunicar e gerir toda a informação que nos é disponibilizada constantemente. Ciente dos desafios que a sociedade em rede lança aos Professores e Gestores Escolares, propusemo-nos realizar este trabalho tendo em consideração esta nova realidade em que nos encontramos inseridos. A investigação que apresentamos tem como objectivo principal conhecer as opiniões dos docentes e gestores de um Agrupamento de Escolas, no concelho de Castelo Branco, sobre a comunicação e a gestão da informação, através do uso da plataforma Moodle e da página Web. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso, tendo-se recorrido, para o efeito, à aplicação de um questionário aos docentes e gestores deste Agrupamento e, ainda, à análise dos registos de utilização por parte dos docentes, quer da plataforma Moodle, quer da página Web do Agrupamento de Escolas. A partir da análise e interpretação dos dados podemos observar que os docentes e gestores deste Agrupamento consideram muito importante a dinamização da comunicação e gestão da informação, através da plataforma Moodle e da página Web. The world is permanently changing and the use of new technologies gives also birth to changes. In Education, we can observe its impact through a new form of teaching and learning or even through a new form of being linked to communication and production of the whole information that is constantly provided. In this work we tried to contemplate this new communicating reality we live in. The research presented has developed a study based on comprehensive school´s teachers and board of directors from a school in Castelo Branco, Portugal, and on their knowledge about communication and information management through the use of school´s «Moodle» and website. The methodology used was a case study and the gathering of data was fulfilled through the application of a list of questions to both the teachers and board of directors´ use of the school ´s «Moodle» and website. From the analysis and interpretation of the data, our study shows that those teachers and board of directors consider that the communication and information management through the school´s «Moodle» and the website are very important.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da informação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma Moodle-
Palavras-chave: dc.subjectPáginas Web-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectInformation society-
Palavras-chave: dc.subjectInformation management-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communication technologies-
Título: dc.titleComunicação e gestão da informação em contexto escolar : o uso da Plataforma Moodle e da página web num agrupamento de escolas do concelho de Castelo Branco-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.