Gramática e texto: contextos, usos e propostas didáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Teresa-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Carla-
Autor(es): dc.creatorMarques, Isabelle Simões-
Autor(es): dc.creatorRosa, Rute-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Matilde-
Autor(es): dc.creatorTopa Valentim, Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:49:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:49:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16998-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34619/qrh6-gr07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16998-
Descrição: dc.descriptionEntre 18 e 20 de novembro de 2021, realizou-se a 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2021, organizada pelo grupo de investigação Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Tratou-se de uma edição em formato virtual, por videoconferência, devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia de COVID-19, mas que, ainda assim, mobilizou mais de uma centena de investigadores, de diversos países, que participaram com 59 comunicações livres e 6 sessões coordenadas. Desta vez, lançámos aos participantes o desafio de se enquadrarem num dos seguintes eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto"; "Formas e construções – descrições e perspetivas"; "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais"; "Didática e literacia em Gramática e Texto". Os quatro eixos tiveram uma importante expressão, o que se saldou em três dias de produtiva partilha académica. A GRATO 2021 teve, ainda, o privilégio de contar com três conferências plenárias, proferidas por importantes investigadores das áreas da gramática, do texto e do discurso, respetivamente, Sarah de Vogüé, da Universidade de Paris Nanterre (“Variations sur l’opposition fait / opinion: pour un redéploiement des paramètres énonciatifs impliqués et de leur effets grammaticaux”); Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (“Malditas relativas! O uso das subordinadas relativas e a articulação didática língua e texto”); e Johannes Angermuller, da Open University de Londres (“Subjectivity in Discourse. Interpellating ‘Brexiteers’ and ‘Remoaners’ in UK print media”). O elevado número de participações motivou a publicação de dois volumes de textos selecionados: este que agora se apresenta, com 9 artigos, e um dossiê temático da revista Linha D’Água (36/2), intitulado “Estudos em Gramática, Texto e Discurso”, uma edição de agosto de 2023, com 10 artigos (disponível aqui: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p1-4). A todos os autores agradecemos a confiança depositada em nós para a divulgação do seu trabalho.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/LIN/03213/2020 e UIDP/LIN/03213/2020 – Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL)-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEdições Colibri / CLUNL – Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectGramática-
Palavras-chave: dc.subjectTexto-
Título: dc.titleGramática e texto: contextos, usos e propostas didáticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.