Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Maria da Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Isolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16983 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a aprendizagem profissional dos professores decorrente da diversidade de desafios que têm vindo a enfrentar, sobretudo nos últimos anos. O principal objetivo foi compreender o funcionamento e o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem num agrupamento de escolas do norte do país, num contexto de pluralidade social e cultural, onde se concretizam vários projetos envolvendo recursos digitais. Recorreu-se a uma abordagem mista com a aplicação de um questionário aos docentes e à realização de focus group com professores de referência, influentes na comunidade e com funções de coordenação de departamentos e/ou de projetos. Os resultados evidenciam que os professores deste agrupamento desenvolveram modos de trabalho colaborativo assentes em atividades, relações, interações e construção de recursos digitais para a sua atualização contínua. Neste processo que configura novas abordagens de aprendizagem profissional foi possível identificar alguns fatores que, potencialmente, favorecem ou dificultam o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem. A investigação em curso noutros agrupamentos de escolas vai permitir uma compreensão mais sólida dessas abordagens e apoiará recomendações futuras para o desenvolvimento profissional dos professores. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents an exploratory study on teachers' professional learning in the face of the diversity of challenges they have been facing, especially in recent years. The main objective was to understand the functioning and development of learning ecologies in a group of schools in the north of the country, in a context of social and cultural plurality where various projects involving digital resources are being realized. A mixed approach was used, with a questionnaire being applied to teachers and focus groups being held with reference teachers who are influential in the community and who coordinate departments and/or projects. The results show that the teachers have developed collaborative working methods based on activities, relationships, interactions, and the construction of digital resources for their continuous updating. In this process that shapes new approaches to professional learning, it was possible to identify some factors that, potentially, encourage or hinder the development of learning ecologies. Ongoing research in other school clusters will provide a more solid understanding of these approaches and support future recommendations for teachers' professional development. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36845 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem profissional contínua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão e colaboração profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuous professional learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning ecologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student well-being | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervision and professional collaboration | - |
Título: dc.title | Aprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais: um estudo exploratório | - |
Título: dc.title | Teachers' continuous professional learning in digital contexts: an exploratory study | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: