
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pimentel, Luciana | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16974 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16974 | - |
| Descrição: dc.description | Poster. Esta comunicação integra-se na dissertação do Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), Universidade Aberta. | - |
| Descrição: dc.description | As “competências digitais” têm ganho relevância para a docência, a governança e cidadania digital. A par da evolução, complexificação e impacto da transformação digital (plataformização, dataficação, IA) os referênciais oficiais integram agora, a literacia dos dados e atitudes de uso do digital. É neste quadro que enquadramos as competências digitais docentes para a área da segurança digital, e uma dataficação da docência. Apresentamos um estudo sobre as competências digitais (CD) da área da segurança digital, conforme modelo DigComp 2.2. Este estudo de carácter qualitativo adota como estratégia metodológica, a revisão sistemática de literatura, com o objetivo de identificar a produção científica e caracterizar e sintetizar o conhecimento sobre competências digitais da área da segurança digital no Brasil. Como resultados verificou-se: o aumento do interesse sobre os domínios dos professores e alunos acerca das competências digitais, porém ainda são encontrados poucos estudos sobre a área da segurança digital; destaca-se a necessidade de formação de professores dirigida para esta área e emergentes e a importância da formação continua ao longo da vida. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | - |
| Relação: dc.relation | https://elies.pt/2024/posters/ | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | DigComp | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dataficação | - |
| Título: dc.title | “Professores Digitalmente Seguros" e Dataficação: panorama das competências digitais na área da segurança digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: