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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16955 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16955 | - |
| Descrição: dc.description | A pronúncia constitui uma competência importante para todos os aprendentes de línguas não maternas, sobretudo para os que usam diariamente a linguagem oral com fins comunicativos e desejam ser integrados na comunidade de falantes da língua-alvo sem serem prejudicados profissional e socialmente pelo seu nível de proficiência linguística. Este é precisamente o caso dos migrantes num país de acolhimento. No entanto, para assegurar o desenvolvimento adequado da sua pronúncia, é necessário proporcionar-lhes oportunidades de aprendizagem ao longo da vida que sejam acessíveis (quanto a tempo e custos financeiros). Tal esforço enquadra-se no ODS da Agenda 2030 de garantir uma “educação de qualidade” para todos, que contribuirá igualmente para a concretização de ODSs como “erradicar a pobreza” e “reduzir as desigualdades” (Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, 2016). Assim, esta apresentação visa mostrar como se pode ajudar os migrantes a aceder a uma educação de qualidade no âmbito do desenvolvimento da pronúncia. Incluirá quatro partes: (1) motivar a abordagem explícita da pronúncia, segundo a literatura (e.g. Grant, 2014); (2) mostrar o que é necessário para desenvolver uma melhor pronúncia (e.g. Celce-Murcia et al., 2010; Castelo, 2022); (3) ilustrar indicações para os migrantes usarem vários recursos digitais gratuitos a fim de praticarem a sua pronúncia, nomeadamente vídeos do YouTube, aplicações móveis, tradutores online e cursos online (e.g. Liakin et al., 2015); (4) sugerir formas de fazer chegar estas indicações aos migrantes e de aumentar a sua consciência e autonomia na aprendizagem ao longo da vida. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem da pronúncia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de língua não materna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Migrantes | - |
| Título: dc.title | Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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