Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:14:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:14:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16955-
Descrição: dc.descriptionA pronúncia constitui uma competência importante para todos os aprendentes de línguas não maternas, sobretudo para os que usam diariamente a linguagem oral com fins comunicativos e desejam ser integrados na comunidade de falantes da língua-alvo sem serem prejudicados profissional e socialmente pelo seu nível de proficiência linguística. Este é precisamente o caso dos migrantes num país de acolhimento. No entanto, para assegurar o desenvolvimento adequado da sua pronúncia, é necessário proporcionar-lhes oportunidades de aprendizagem ao longo da vida que sejam acessíveis (quanto a tempo e custos financeiros). Tal esforço enquadra-se no ODS da Agenda 2030 de garantir uma “educação de qualidade” para todos, que contribuirá igualmente para a concretização de ODSs como “erradicar a pobreza” e “reduzir as desigualdades” (Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, 2016). Assim, esta apresentação visa mostrar como se pode ajudar os migrantes a aceder a uma educação de qualidade no âmbito do desenvolvimento da pronúncia. Incluirá quatro partes: (1) motivar a abordagem explícita da pronúncia, segundo a literatura (e.g. Grant, 2014); (2) mostrar o que é necessário para desenvolver uma melhor pronúncia (e.g. Celce-Murcia et al., 2010; Castelo, 2022); (3) ilustrar indicações para os migrantes usarem vários recursos digitais gratuitos a fim de praticarem a sua pronúncia, nomeadamente vídeos do YouTube, aplicações móveis, tradutores online e cursos online (e.g. Liakin et al., 2015); (4) sugerir formas de fazer chegar estas indicações aos migrantes e de aumentar a sua consciência e autonomia na aprendizagem ao longo da vida.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem da pronúncia-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de língua não materna-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectMigrantes-
Título: dc.titleUma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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