A voz da literatura na aprendizagem da pronúncia: uma sequência didática com recurso a audiolivros

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorAmorim, Clara-
Autor(es): dc.creatorXavier, Lola Geraldes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16953-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16953-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa exemplificar uma sequência didática para o ensino da pronúncia em Português como Língua Não Materna (PLNM), com recurso a audiolivros literários. Esta proposta tem como foco o desenvolvimento da pronúncia dos contrastes fonológicos [e]/[ɛ] e [o]/[ɔ] e a sensibilização dos aprendentes para o caráter pluricêntrico da língua portuguesa, estabelecendo um paralelo entre o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB). A sequência didática está direcionada a alunos de nível intermédio que estudam a variedade europeia do Português e utiliza como materiais didáticos dois poemas, um em PE e outro em PB, e duas passagens narrativas, um em PE e outro em PB. Através da audição, análise e comparação das pronúncias em ambas as variedades, os alunos desenvolvem a pronúncia dos contrastes fonológicos, reconhecem a riqueza e diversidade do Português e desenvolvem a competência intercultural. Deste modo, alicerçada em estudos sobre como ensinar explicitamente a pronúncia para a inteligibilidade e a compreensibilidade, a sequência didática propõe-se a explorar as potencialidades da literatura e dos audiolivros para o ensino da língua. Ao integrar o ensino da pronúncia com o desenvolvimento da consciência pluricêntrica e da interculturalidade, a sequência didática proposta contribui para a formação de alunos mais completos e preparados para os desafios da comunicação em um mundo globalizado.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPronúncia-
Palavras-chave: dc.subjectPluricentrismo-
Palavras-chave: dc.subjectAudiolivros-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês LNM-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Título: dc.titleA voz da literatura na aprendizagem da pronúncia: uma sequência didática com recurso a audiolivros-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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