A pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (audio)literatura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCastelo, Adelina-
Autor(es): dc.creatorAmorim, Clara-
Autor(es): dc.creatorXavier, Lola Geraldes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:44:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:44:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16952-
Descrição: dc.descriptionInúmeros estudos têm comprovado a relevância de ensinar explicitamente a pronúncia numa língua não materna, mais quanto à inteligibilidade e à compreensibilidade do que quanto ao sotaque, não só por razões comunicativas como também por motivos pessoais e sociais. Simultaneamente, tem-se vindo a destacar o caráter pluricêntrico da língua portuguesa e a necessidade de familiarizar os aprendentes com diferentes variedades da língua. Além disso, assiste-se a um crescente interesse pela utilização de textos literários na aula de língua não materna, com todas as vantagens que tais textos comportam, e a uma oferta e procura gradual de audiolivros (muitos deles de acesso gratuito). Partindo da combinação destes fatores, o presente trabalho visa exemplificar uma sequência didática que recorre a audiolivros literários para, simultaneamente, desenvolver a pronúncia dos contrastes [e]/[ɛ] e [o]/[ɔ] e sensibilizar os aprendentes para o carácter pluricêntrico do Português, observando as variedades nacionais do Português Europeu (PE) e do Português do Brasil (PB). Escolhemos este contraste por constituir um desafio considerável para aprendentes de PLNM com diferentes línguas maternas e por funcionar fonologicamente do mesmo modo nas duas variedades a considerar. Assim, como fundamentação para a construção da sequência didática, sistematizamos as propostas da literatura sobre (1) a importância do ensino explícito da pronúncia e as estratégias que este deve envolver, (2) a relevância do caráter pluricêntrico da língua portuguesa e formas de familiarizar os aprendentes com a variação linguística, (3) a importância da (áudio)literatura na aprendizagem de línguas e (4) as etapas recomendadas na utilização do texto literário e do audiolivro numa língua não materna. De seguida, apresentamos uma sequência didática baseada em dois poemas (um em PE e outro em PB) e duas passagens narrativas (uma em PE e outra em PB), destinada a aprendentes de nível intermédio que estejam a estudar a variedade europeia do Português. Terminamos com algumas sugestões de outros audiolivros literários recomendáveis para sequências didáticas com objetivos semelhantes e com reflexões sobre a necessidade de abordagens inovadoras, como o uso da (áudio)literatura, para enfrentar os desafios da educação linguística num mundo globalizado e promover não apenas a competência linguística, mas também a intercultural.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de português como língua não materna-
Palavras-chave: dc.subjectVariação linguística-
Palavras-chave: dc.subjectAudiolivros digitais-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectPronúncia-
Título: dc.titleA pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (audio)literatura-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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