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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castelo, Adelina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16951 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16951 | - |
| Descrição: dc.description | A pronúncia, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade, é crucial por razões comunicativas e sociais, pelo que se encontram na literatura propostas de estratégias ou princípios relevantes para promover tal capacidade. Um desses princípios é o da autonomia do aprendente, constituindo o recurso ao treino da pronúncia assistido por computador um dos meios para a alcançar. Considerando estes factos, o presente trabalho apresenta e fundamenta três sequências de treino da pronúncia do português europeu, baseadas em recursos digitais gratuitos e propostas para uso autónomo dos aprendentes de língua materna chinesa. Cada sequência aborda uma oposição fonológica identificada na literatura como problemática para estes aprendentes: (1) vogais médias [e, o] vs. baixas [ɛ, ɔ]; (2) oclusivas vozeadas, [b, d, g], vs. não vozeadas, [p, t, k]; (3) lateral [l] vs. vibrante [ɾ]. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade de Macau | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da pronúncia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fonologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendentes chineses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Português como língua não materna | - |
| Título: dc.title | Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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