A biblioteca escolar no contexto de um sistema integrado de gestão da informação numa escola : uma proposta modelar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrulas, Joaquina-
Autor(es): dc.creatorRebelo, Flávio Luís Morgado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:55:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:55:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1692-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1692-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO acesso à informação e a capacidade de, a partir dela, criar Conhecimento, é vital para a sobrevivência de qualquer tipo de organização que pretenda rentabilizar os seus recursos, tangíveis ou não, pedagógicos ou de outra natureza. Neste contexto, mais do que um simples centro de recursos, a Biblioteca Escolar deve ser encarada como centro de aprendizagem, sobretudo no que diz respeito a competências de pesquisa e tratamento autónomo da informação em todos os suportes (Literacia da Informação). No estudo que apresentamos, a adopção de uma abordagem de cariz qualitativo, de natureza descritiva e interpretativa, prende-se com o facto de esta nos surgir como a mais adequada à especificidade do objecto em estudo e à sua questão central - Perceber em que medida uma gestão da informação eficiente e eficaz pode contribuir para uma melhor qualidade de trabalho na Escola, nas suas diversas vertentes. Dada a intenção de tentar compreender determinados processos que ocorrem num contexto organizacional específico, adoptamos como abordagem metodológica o estudo de caso, seguindo no sentido de que a nossa investigação não recorresse apenas a uma única fonte de evidência mas a um leque alargado de fontes de informação razão pela qual optamos pela combinação e utilização de diferentes métodos de recolha de dados. Pelo volume e diversidade de dados/informação processados pela organização Escola tornou-se para nós evidente a necessidade e pertinência de uma auditoria informacional como abordagem metodológica enquadradora do estudo, embora de forma adaptada. Com este estudo obtivemos a percepção da forma como a Escola gera e gere a sua informação, como produz e reproduz o seu fluxo informacional e comunicacional, tendo detectado alguns constrangimentos que ainda persistem na dinâmica do seu processamento, ao nível dos seus recursos humanos. Foi ainda nossa intenção, conseguida, criar e propor um modelo de gestão da informação passível de aplicação numa organização escolar como a nossa, através da conceptualização da estrutura de um Portal que permite uma gestão eficiente e eficaz de todo o fluxo informacional da instituição e a permanente disponibilidade e acessibilidade dos seus conteúdos em ambiente curricular.-
Descrição: dc.descriptionThe access to information and the ability to create knowledge through it, is vital to the survival of any type of organization that aims at making the most of its resources, whether tangible or not, pedagogical or of any other nature. In this context, more than a mere centre of resources, the School Library must be regarded as a centre of learning, mainly in what concerns research skills and autonomous treatment of information in all supports (Information Literacy). In the study we have presented, the adoption of a qualitative approach, of descriptive and interpretative nature, has to do with the fact that it appears as the most adequate to the specificity of the matter in research and to its central point - understanding to what extent an efficient and effective management of information can contribute to a better quality of work at school, in its various aspects. Due to the intention of trying to understand certain processes that occur in a specific organizational context, in such a way that our research should not be based only on a single source of evidence, but on a wide variety of information sources, which is the reason why we have decided to opt for the combination and use of different methods of data gathering. Due to the amount and diversity of data/information processed by the school organization, the need and pertinence of an informational audit became obvious to us, as a methodological approach of the study, though in an abridged form. With this study we got the perception of the way the school creates and manages its information, how it produces and reproduces its informational and communicational flux, having detected some constraints that still persist in the dynamics of its processing, as far as human resources are concerned. We also achieved our purpose to create and propose a model of information management for application in a school organization like ours, through the conceptualization of the structure of a Portal that allows an efficient and effective management of all the informational flux of the institution and the permanent availability and accessibility of its contents in curricular environment.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da informação-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de informação-
Palavras-chave: dc.subjectInformation society-
Palavras-chave: dc.subjectInformation management-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge-
Palavras-chave: dc.subjectInformation audit-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Título: dc.titleA biblioteca escolar no contexto de um sistema integrado de gestão da informação numa escola : uma proposta modelar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.