Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Moleirinho, Marina | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sofia Malheiro da | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16921 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16921 | - |
Descrição: dc.description | Esta comunicação insere-se nos trabalhos do mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL) da Universidade Aberta e integra-se nas linhas de investigação do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). | - |
Descrição: dc.description | VIII Seminário. Exclusão Digital na Sociedade de Informação, realizado em Lisboa, de 31 de a janeiro a 1 fevereiro 2014. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo principal deste estudo é conhecer as soluções/estratégias pedagógicas inclusivas desenvolvidas por um conjunto de Universidades Abertas europeias, no âmbito do atendimento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e/ou Dificuldades de Aprendizagem (DA) nestas instituições universitárias de ensino a distância. O estudo tem um carácter exploratório e tem cariz qualitativo/quantitativo. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de estratégias de inclusão nas universidades abertas. | - |
Descrição: dc.description | The central aim of this study is to find out about the inclusive pedagogical solutions/strategies developed by the European Open Universities under analysis, in the context of catering for students with Special Educational Needs (SEN) and/or Learning Difficulties (LD), in these distance learning university institutions. The study is exploratory and qualitative/quantitative in nature.The results point to the need for inclusion strategies in open universities. | - |
Descrição: dc.description | El objetivo principal de este estudio es conocer las soluciones/estrategias pedagógicas inclusivas desarrolladas por un grupo de Universidades Abiertas Europeas, en el contexto de la atención a estudiantes con Necesidades Educativas Especiales (NEE) y/o Dificultades de Aprendizaje (DA) en estas instituciones universitarias a distancia. El estudio es exploratorio y de naturaleza cualitativa/cuantitativa. Los resultados apuntan a la necesidad de estrategias de inclusión en las universidades abiertas. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Motricidade Humana (FMH) | - |
Relação: dc.relation | https://arquivo.pt/wayback/20140930085456/http://www.fmh.ulisboa.pt/semimelisboa/ | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância acessível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais acessíveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | NEE | - |
Título: dc.title | Estratégias e práticas duma abordagem digital inclusiva em universidades abertas europeias: estudo exploratório | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: