Estratégias e práticas duma abordagem digital inclusiva em universidades abertas europeias: estudo exploratório

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoleirinho, Marina-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sofia Malheiro da-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16921-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16921-
Descrição: dc.descriptionEsta comunicação insere-se nos trabalhos do mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL) da Universidade Aberta e integra-se nas linhas de investigação do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).-
Descrição: dc.descriptionVIII Seminário. Exclusão Digital na Sociedade de Informação, realizado em Lisboa, de 31 de a janeiro a 1 fevereiro 2014.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal deste estudo é conhecer as soluções/estratégias pedagógicas inclusivas desenvolvidas por um conjunto de Universidades Abertas europeias, no âmbito do atendimento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e/ou Dificuldades de Aprendizagem (DA) nestas instituições universitárias de ensino a distância. O estudo tem um carácter exploratório e tem cariz qualitativo/quantitativo. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de estratégias de inclusão nas universidades abertas.-
Descrição: dc.descriptionThe central aim of this study is to find out about the inclusive pedagogical solutions/strategies developed by the European Open Universities under analysis, in the context of catering for students with Special Educational Needs (SEN) and/or Learning Difficulties (LD), in these distance learning university institutions. The study is exploratory and qualitative/quantitative in nature.The results point to the need for inclusion strategies in open universities.-
Descrição: dc.descriptionEl objetivo principal de este estudio es conocer las soluciones/estrategias pedagógicas inclusivas desarrolladas por un grupo de Universidades Abiertas Europeas, en el contexto de la atención a estudiantes con Necesidades Educativas Especiales (NEE) y/o Dificultades de Aprendizaje (DA) en estas instituciones universitarias a distancia. El estudio es exploratorio y de naturaleza cualitativa/cuantitativa. Los resultados apuntan a la necesidad de estrategias de inclusión en las universidades abiertas.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Motricidade Humana (FMH)-
Relação: dc.relationhttps://arquivo.pt/wayback/20140930085456/http://www.fmh.ulisboa.pt/semimelisboa/-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância acessível-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais acessíveis-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectNEE-
Título: dc.titleEstratégias e práticas duma abordagem digital inclusiva em universidades abertas europeias: estudo exploratório-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.