
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Sandra | - |
| Autor(es): dc.creator | Conde, Ana | - |
| Autor(es): dc.creator | Abelha, Marta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16918 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5281/zenodo.5096981 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16918 | - |
| Descrição: dc.description | Student motivation is a key dimension for first year students at University. Project-based Learning (PBL) is seen as an effective teaching and learning approach to enhance student motivation and engagement. This paper describes the results from the implementation of a PBL project that was developed for a real context – a non-profit social organization that works with children. The project included, for the first time, two curricular units from the field of Psychology and Education Sciences, integrated in the first year of the study plan of the Social Education degree programme at Portucalense University, Portugal. The paper describes, on the one hand, the objectives, planning and assessment of the PBL experience from a curricular and pedagogic point of view and, on the other hand, presents students’ perceptions about their PBL experience. Data collection was based on an online survey to students, at the start of the PBL project and after its conclusion, and a content analysis of the project reports of the groups. Findings reveal the importance of the development of the project for a real context and with a specific target audience as the main issues that enhanced student motivation and engagement in the courses involved in the project. Working in teams, the opportunity to develop generic competences, the stronger link between theory and practice, student resilience, teacher support and continuous feedback are also mentioned as important features of PBL that impact student motivation in the first year of University. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Project-Based Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic motivation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University students | - |
| Título: dc.title | Student motivation in the first year of University: findings from the implementation of a PBL project for a real context | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: