A avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens: a metodologia PBL no ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernandes, Sandra-
Autor(es): dc.creatorAbelha, Marta-
Autor(es): dc.creatorPereira, Adelaide-
Autor(es): dc.creatorAnunciação, Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:23:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:23:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16917-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16917-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma experiência com a abordagem pedagógica Project-based Learning (PBL) e tem como objetivo analisar o modo como as diversas modalidades e instrumentos de avaliação no âmbito do PBL estão ao serviço da melhoria das aprendizagens. O objeto de análise são duas unidades curriculares, numa turma do 2º ano da licenciatura em Educação Social. Este estudo de caso tem a análise documental e a entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Com base no quadro conceptual de Flores (2019) sobre as modalidades da avaliação (avaliação das aprendizagens, avaliação para as aprendizagens e avaliação como aprendizagem), foram analisados os conteúdos das Fichas das duas Unidades Curriculares (FUC’S) numa perspetiva de interdisciplinaridade; os dados da entrevista a uma das docentes responsáveis e as reflexões dos estudantes. Nas FUC´s expressa-se a avaliação das aprendizagens; a entrevista à docente evidencia o feedback, das docentes e dos pares, nos vários momentos de avaliação, correspondendo a uma avaliação para as aprendizagens contribuindo, significativamente, para a aquisição de competências; nas reflexões dos estudantes identifica-se a avaliação como aprendizagem nas descrições sobre o desenvolvimento significativo, no seu processo de aprendizagem. Conclui-se positivamente quanto à metodologia PBL e modalidades de avaliação utilizadas, ao melhorarem, notoriamente, as aprendizagens dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCNaPPES-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da/para/como aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia PBL-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleA avaliação ao serviço da melhoria das aprendizagens: a metodologia PBL no ensino superior-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.