Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Idalina | - |
Autor(es): dc.creator | Abelha, Marta | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Rozana Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Nilza | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Alice Casimiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16915 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16915 | - |
Descrição: dc.description | El objetivo de este trabajo es analizar comparativamente las políticas curriculares producidas recientemente en Brasil y en Portugal; se centra en el significante competencia y enfatiza tanto en las aproximaciones como en los distanciamientos y deslices de sentidos de ese concepto. Dicho análisis se desarrolló esencialmente con base en el abordaje del ciclo continuo de políticas de Stephen Ball. Concluimos que las diferencias entre las apropiaciones realizadas en los dos países se derivan, sobre todo, del modo de actuación de los investigadores en enseñanza de las ciencias y currículum en el sentido local del significante analizado. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study is to analyze comparatively the curriculum policies produced recently in Brazil and Portugal. The focus is on the term, competency, and emphasizes approximations as well as distancing from the concept’s meanings. The analysis is based essentially on addressing the continuous policy cycle of Stephen Ball. We conclude that the differences between appropriations in the two countries are derived above all from the action of researchers in science teaching and the curriculum, and from the local meaning of the analyzed term. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | https://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v18n56/v18n56a3.pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza de las ciencias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ccompetencias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencies | - |
Título: dc.title | Las competencias en las políticas de currículum de ciencias: los casos de Brasil y Portugal | - |
Título: dc.title | Competencies in science curriculum policies: the cases of Brazil and Portugal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: