Transformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNeves, Claudia-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Ana Patrícia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Juliana-
Autor(es): dc.creatorAbelha, Marta-
Autor(es): dc.creatorAbrantes, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16909-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16909-
Descrição: dc.descriptionA democracia não é simplesmente um processo técnico que envolve a aprendizagem da sua história, princípios, regras e instituições. Para proteger e promover a democracia, a educação para a democracia é vital. No entanto, nas escolas a educação para a democracia coloca a tónica na aprendizagem cognitiva. Muito pouco destaque se dá a uma dimensão fundamental da aprendizagem, ou seja, a sua natureza estética e corporizada. Esta comunicação apresenta os primeiros resultados de projeto internacional com financiamento Horizon Europe cuja ambição é reforçar e transformar o papel da aprendizagem estética e corporizada na educação para a democracia. A intenção é conceber um quadro pedagógico estético e corporizado inovador que tenha um impacto na prática da educação para a democracia através de guias associados à prática. O projeto está a ser desenvolvido e está, neste momento, na fase de testagem dos protótipos do quadro e dos guias em diferentes fases da educação e diversos contextos nacionais. Estes estudos de testagem estão a ser desenvolvidos através de uma investigação-ação participativa inovadora. O resultado da investigação será um quadro pedagógico baseado na investigação, com guias de apoio à prática, que inspire e ativa novas formas de educar para a democracia. O que se pretende apresentar são os resultados da fase de testagem realizada no contexto português ao nível da educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e ensino vocacional.-
Descrição: dc.descriptionTransforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming. O projeto em causa integra-se no subprograma Education for Democracy (HORIZON-CL2-2022-DEMOCRACY-01-04) e é coordenado pela equipa de Lapin Yliopisto, Finland, tendo um financiamento total de 2,783,640.25€/ e UAb/378.407€. (https://cordis.europa.eu/project/id/101094052) Grant agreement ID: 101094052. DOI10.3030/101094052. https://aeced.org/-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSPCE - Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Democracia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagens estéticas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogias responsivas-
Título: dc.titleTransformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadas-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.