
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cerezo-Pizarro, Mario | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
| Autor(es): dc.creator | Revuelta-Domínguez, Francisco-Ignacio | - |
| Autor(es): dc.creator | Guerra-Antequera, Jorge | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16907 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16907 | - |
| Descrição: dc.description | Los videojuegos son una herramienta de difusión educativo-cultural valorada dentro de la denominada educación mediática informal por su alto potencial para adquirir aprendizajes. El número de videojugadores ha crecido de forma exponencial en las últimas décadas convirtiendo las representaciones sociales y culturales que se realizan en este medio en objeto de estudio y análisis educativo. Los investigadores consideran necesario identificar los rasgos culturales transmitidos a través del videojuego como objeto de estudio, y de la representación cultural portuguesa realizada en este medio. En el análisis realizado se utiliza el estudio de caso y el método analítico cualitativo de Hofstede, desde el enfoque antropológico y cultural que identifica elementos y representaciones de la cultura portuguesa en los videojuegos. Identificando y discutiendo rasgos y elementos culturales que permitirán a investigadores y educadores establecer una base sobre la que construir aprendizajes informales mediados con videojuegos. | - |
| Descrição: dc.description | Video games are an educational-cultural dissemination tool valued within the so-called informal media education due to their high potential for learning acquisition. The number of video gamers has grown exponen-tially in recent decades, making the social and cultural representations that are made in this medium an object of study and educational analysis. The researchers find it necessary to identify the cultural traits transmitted through the video game as an object of study, and the Portuguese cultural representations made in this medium. The analysis carried out uses the case study and Hofstede's qualitative analytical method, from the anthropological and cultural approach that identifies elements and representations of Portuguese culture in video games. Identify-ing and discussing cultural traits and elements that will allow researchers and educators to establish a basis on which to build informal learning mediated with video games.Key words: Informal media education, video games, culture, Portugal, dissemination of culture. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Publicador: dc.publisher | Facultat de Psicologia, Ciències de l’Educació i de l’Esport Blanquerna (Universitat Ramon Llull, Barcelona) | - |
| Relação: dc.relation | https://revistaaloma.blanquerna.edu/index.php/aloma/article/view/803/200200384 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación mediática informal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Videojuegos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Difusion de la cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Informal media education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Video games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissemination of culture | - |
| Título: dc.title | Educación mediática en contextos informales: un estudio de caso de la transmisión cultural portuguesa a través de Assassin's Creed | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: