Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Exler, Rodolfo | - |
Autor(es): dc.creator | Minho, Marcelle | - |
Autor(es): dc.creator | Nonato, Emanuel do Rosário Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Autor(es): dc.creator | Winkler, Ingrid | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16833 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16833 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo discutir o potencial das abordagens de Educação OnLIFE e de Ambientes Virtuais Imersivos na transformação do ensino-aprendizagem em engenharia, focando especialmente em superar os principais desafios contemporâneos da área, tais como a falta de experiência prática, a obsolescência das infraestruturas de laboratório e a inadequação dos métodos de ensino convencionais. Com base na fundamentação teórica, o estudo explorou como a Educação OnLIFE e a Aprendizagem Imersiva podem contribuir nos processos de ensino-aprendizagem da engenharia, proporcionando uma experiência educacional mais adaptativa e experiencial. A análise empírica do estudo apresentou exemplos específicos onde estas metodologias podem ser aplicadas para criar ambientes de aprendizado que simulam experiências industriais reais e projetos de engenharia, destacando o potencial desta abordagem para melhoria da interatividade e na personalização da aprendizagem. As conclusões reiteram que, ao enfrentar os problemas identificados, a adoção de Educação OnLIFE combinada com estratégias de aprendizagem imersiva tem potencial para enriquecer o currículo de ensino de engenharia, para desenvolver tanto a competência técnica quanto atitudinal dos graduandos para os desafios contemporâneos do mercado de trabalho. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG | - |
Relação: dc.relation | https://eventos.ifnmg.edu.br/rieonlife_pt/66fb4e4b55f26.pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação OnLIFE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem imersiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
Título: dc.title | Potencial da educação OnLIFE e da aprendizagem imersiva para enfrentar os desafios do ensino-aprendizagem da engenharia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: