Potencial da educação OnLIFE e da aprendizagem imersiva para enfrentar os desafios do ensino-aprendizagem da engenharia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorExler, Rodolfo-
Autor(es): dc.creatorMinho, Marcelle-
Autor(es): dc.creatorNonato, Emanuel do Rosário Santos-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Leonel-
Autor(es): dc.creatorWinkler, Ingrid-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16833-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16833-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo discutir o potencial das abordagens de Educação OnLIFE e de Ambientes Virtuais Imersivos na transformação do ensino-aprendizagem em engenharia, focando especialmente em superar os principais desafios contemporâneos da área, tais como a falta de experiência prática, a obsolescência das infraestruturas de laboratório e a inadequação dos métodos de ensino convencionais. Com base na fundamentação teórica, o estudo explorou como a Educação OnLIFE e a Aprendizagem Imersiva podem contribuir nos processos de ensino-aprendizagem da engenharia, proporcionando uma experiência educacional mais adaptativa e experiencial. A análise empírica do estudo apresentou exemplos específicos onde estas metodologias podem ser aplicadas para criar ambientes de aprendizado que simulam experiências industriais reais e projetos de engenharia, destacando o potencial desta abordagem para melhoria da interatividade e na personalização da aprendizagem. As conclusões reiteram que, ao enfrentar os problemas identificados, a adoção de Educação OnLIFE combinada com estratégias de aprendizagem imersiva tem potencial para enriquecer o currículo de ensino de engenharia, para desenvolver tanto a competência técnica quanto atitudinal dos graduandos para os desafios contemporâneos do mercado de trabalho.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG-
Relação: dc.relationhttps://eventos.ifnmg.edu.br/rieonlife_pt/66fb4e4b55f26.pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação OnLIFE-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem imersiva-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Título: dc.titlePotencial da educação OnLIFE e da aprendizagem imersiva para enfrentar os desafios do ensino-aprendizagem da engenharia-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.