
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alvelos, Heitor | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, J. F. B. | - |
| Autor(es): dc.creator | Chatterjee, Abhishek | - |
| Autor(es): dc.creator | Barreto, Susana | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Cláudia | - |
| Autor(es): dc.creator | Santiago, Eliana | - |
| Autor(es): dc.creator | Veiga, Pedro Alves da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16830 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16830 | - |
| Descrição: dc.description | This research tackles a current tendency towards scientific mistrust among segments of the population: we posit that channels traditionally employed by scientists and policy-makers may not be sufficient to reach skeptical individuals and communities, as exponentially and pervasively evident in social media circles. We thus propose to explore informal online channels and formats such as memes, short videos, and forums, where the involved demographics tend to obtain information they deem reliable and relatable: in fact, formal channels of scientific communication are often regarded by skeptics as authoritarian and driven by obscure agendas. In this research, we focus on health policy behavior as a locus of conflict in recent years due to the pandemic, with Portugal as a case study. Informed by both online field work and in-person interviews with health policy skeptics, the project has so far produced a collection of visual artifacts for social media circulation. Validated specimens aim to become templates for the adoption of health policies. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Springer, Cham | - |
| Relação: dc.relation | An Infodemic of Disorientation: communication design as mediator between scientific knowledge and cognitive bias. The case study of Portugal before, during, and after the pandemic. | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design for science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social media design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemic memes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science communication in Portugal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design de comunicação | - |
| Título: dc.title | When in Memeland, speak in memes: contributions of design towards the betterment of online behavior regarding public health | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: