Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16820 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16820 | - |
Descrição: dc.description | Falar de EaD é também falar de Educação em geral e da sua relação com o contexto histórico, económico e social em que tem lugar. Assim, iniciamos esta apresentação no ponto 1, com uma breve abordagem ao contexto histórico-social em que nasce a escola de massas e à relação que se estabelece entre esta e as respostas requeridas pela sociedade industrial, bem diferentes das que a atual sociedade digital exige e a que os sistemas educativos, presos à lógica da uniformização do século XIX, têm dificuldade em dar resposta. Focamo-nos depois, no ponto 2, brevemente, no papel da EaD na democratização do ensino Falar de Educação a Distância (EaD) remete-nos, inevitavelmente, para o seu princípio de base, a democratização do conhecimento e do acesso aos saberes da Escola, necessários na sociedade contemporânea já que, em grande parte, esta modalidade educativa sempre visou chegar àqueles que, por condicionantes diversas, estavam excluídos dos sistemas de ensino presencial. No ponto 3 detemo-nos na evolução dos sistemas de EaD, dando conta da evolução dos modelos convencionais para um modelo pedagógico de base virtual dando origem a uma nova geração de EaD e a alterações do paradigma de aprendizagem até aí dominante. No ponto 4 abordamos o conceito de Educação Aberta, que vai mais além do que o conceito de EaD e que acompanha, mais uma vez, as inovações tecnológicas e assenta numa base de partilha e inclusão. A este conceito associam-se outros, que abordamos nos pontos seguintes, designadamente os conceitos de REA, PEA e APA fundamentais no desenvolvimento e amadurecimento quer da EaD quer da Educação Aberta, conforme procuramos dar conta. Focamos estes conceitos nos pontos 5, 6 e 7. Por fim, tentaremos, no ponto 8, refletir sobre o papel que a EaD e as evoluções que lhe estão associadas poderão ter no delinear de novos caminhos de aprendizagem, ou seja na mudança de um paradigma de ensino transmissivo para o desenvolvimento de contextos diferentes de aprendizagem, dando lugar a práticas abertas, inclusivas, participadas e transformadoras, relevantes para a sociedade atual. | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Formato: dc.format | application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos e práticas educacionais abertas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Título: dc.title | Educação a distância e educação aberta: inovação, partilha e inclusão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: