Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16818 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16818 | - |
Descrição: dc.description | Procuraremos nesta palestra dar conta dos contornos de uma educação que tem lugar, cada vez mais, no contexto de uma sociedade pós-digital. Discute-se o conceito de educação pós-digital, designadamente a relação que neste âmbito se estabelece entre pedagogia e tecnologia. Apresentam-se as dimensões de um modelo de avaliação para a aprendizagem, com particular destaque para a dimensão Autenticidade. Aborda-se o conceito de avaliação autêntica e os elementos fundamentais que lhe são associados, incorporando o digital como um elemento indissociável da autenticidade da avaliação numa sociedade pós-digital. Em relação com as práticas de avaliação autênticas defende-se o investimento no desenvolvimento de capacidades de autoavaliação que conduzam a processos autónomos de regulação da aprendizagem, fundamentais para formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios de um futuro incerto e de crescente grau de complexidade. | - |
Descrição: dc.description | ADiC | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Formato: dc.format | application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pós-digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação autêntica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regulação da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoavaliação | - |
Título: dc.title | Educação pós-digital e avaliação autêntica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: