Da cultura do teste à cultura da avaliação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAmante, Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16817-
Descrição: dc.descriptionProcuraremos nesta apresentação fazer uma reflexão sobre as alterações que se impõem aos processos de avaliação da aprendizagem, designadamente em contexto universitário. Partiremos do problema da garantia da integridade académica e das propostas de solução avançadas para esse problema, discutindo as objeções que se levantam aos sistemas de proctorização remota e discutimos outras propostas de natureza pedagógica, seguidas por algumas universidades, que apontam para o apoio profissional aos docentes no sentido de adotarem formas alternativas de avaliação. Discutimos as alterações dos contextos de aprendizagem, designadamente decorrentes da transformação digital e a forma como essas alterações se refletem na necessidade e possibilidade de alterar formas tradicionais de avaliação. Daremos conta das características da cultura da avaliação, por contraponto à cultura do teste, defendendo essa perspetiva como um importante contributo para preservar a integridade académica na era digital.-
Descrição: dc.descriptionN/A-
Formato: dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectNova cultura de avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProctoring-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleDa cultura do teste à cultura da avaliação-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.