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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Lima, Licínio C. | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Maria João | - |
Autor(es): dc.creator | Fraga, Nuno | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ana Patrícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16814 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16814 | - |
Descrição: dc.description | Este número temático da Revista Lusófona de Educação pre-tende descrever, analisar e interpretar a gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril. Associada ao 25 de Abril de 1974, o que lhe confere um sig-nificado político, a gestão democrática resulta da libertação de tensões que, durante décadas, se fizeram sentir e que se esten-deram às escolas (Delgado & Martins, 2002), resultando em alte-rações introduzidas nas escolas pelos próprios atores educativos, em particular pelos professores e alunos, na fase imediatamente posterior à revolução, numa tentativa clara de rutura com o mo-delo liceal fortemente centralizado (Barroso, 1999, 2002; Lima, 1998). Este período de descompressão política dará conta da capacidade dos atores educativos em dominar zonas de incer-teza, transformando a escola em espaços de comunicabilidade que permitiram a mudança e onde o poder se operacionalizava a partir da tomada de decisão, exercendo-se uma autonomia "con-quistada pela acção, reclamada e ensaiada na prática, através de processos de democracia direta" (Lima, 1998, p. 157) e não resultado de uma delegação de poderes, o que corporiza a divisa "Poder às Escolas". O Decreto-Lei n.º 176/74, de 29 de abril, e especialmente o De-creto-Lei n.º 221/74, de 27 de maio, entre outros diplomas legais que lhe seguiram, irão reconhecer, retrospetivamente, dinâmicas | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Lusófona de Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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