Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bacelar, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Rocio, Vitor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16739 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16739 | - |
Descrição: dc.description | Esta comunicação está integrada nos trabalhos de Avaliação do Modelo Pedagógico Virtual, Universidade Aberta (2015) através do projeto de criação da Rede Social Académica (SOL) com o nº PTN/LEaD/Project Socializing Online Learning-SOL, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). | - |
Descrição: dc.description | Esta comunicação apresenta os resultados da Gamificação da Rede Social Académica SOL, contribuindo para elevar a motivação e participação numa Rede Social e o seu impacto na Aprendizagem Social. A presente investigação enquadra-se, assim, num estudo mais alargado baseado em Design-Based Research (DBR), com a construção de dois protótipos da Rede Social SOL gamificados integrados no Modelo Pedagógico da Universidade Aberta (Pereira et al, 2017). | - |
Descrição: dc.description | Social Networks have also been used in the teaching / learning process in general with positive results. For example, Poellhuber, Anderson and Roy (2011) argue that more research is needed on the use of Social Networks in higher education. In the case of distance education, especially in organizational contexts and non-formal learning, there are several cases of good practice (Dron & Anderson, 2014). On the other hand, the use of Gamification in Education has shown promising results among others, in terms of student participation (Farzan et al, 2009), perception of the most pleasant learning (Sillaots, 2014), good practices in terms of ethics & Schneider, 2012). It is in this sense that the term Gamification of Deterding (2011) is framed: "The use of elements derived from games in contexts that are not games", to motivate and maintain the interest of users in a diverse set of activities (Huotari & Hamari, 2011). However, the use of Social Networks Gamification in higher education is at an early stage (Bacelar et al., 2016; de-Marcos et al., 2016). It was in this theoretical framework that we developed the Gamification of the Social Network Academic SOL2 , contributing to raise the motivation and participation in a Social Network and its impact on Social Learning. The present research fits into a broader study based on Design-Based Research (DBR), with the construction of two prototypes of the Social Network SOL3 gamified integrated in the Virtual Pedagogical Model of Universidade Aberta (Pereira et al, 2017). The results obtained suggest that the Gamification Elements had a positive impact on Social Learning in the SOL Network. Students shared content and co-created knowledge resulting from observing their peers' activities and interacting with the Gamification Elements in order to make their contributions visible by pointing out ways to use Gamification in the promotion of Social Learning, following the postulate Johnson, Sakamoto and Director (2017) and the psychology of learning. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univeridade de Évora | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede SOL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo Pedagógico Virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Título: dc.title | A Rede Social Académica SOL: impacto da gamificação na aprendizagem social | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: