Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mendes, Vanessa | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Sónia | - |
Autor(es): dc.creator | Abelha, Marta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16667 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16667 | - |
Descrição: dc.description | Numa sociedade em constante transformação, as escolas enfrentam enormes desafios. Nesse sentido, emerge o Projeto COOPERA Escola+ 21|23 que pretende impulsionar a transformação de práticas pedagógicas diferenciadoras. Este projeto tem como modelo teórico e pedagógico a Aprendizagem Cooperativa (AC), desafiando professores e alunos a vivenciarem experiências pedagógicas, que trazem identidade às escolas, integrando a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, a Avaliação Pedagógica, a Educação Inclusiva, o Plano de Transição Digital, o Ensino Experimental das Ciências e o Bem-Estar Social e Emocional, indo ao encontro das competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). O projeto desenvolve diferentes ações, investindo na reconfiguração das práticas pedagógicas com incidência na formação docente. Neste contexto, encontra-se em fase de conclusão, uma dissertação de mestrado, que incide sobre o desenvolvimento do trabalho docente, numa ação de formação, dinamizada pelo Coopera Escola+ 21|23, designada por Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional (CCAP), nível 1. Este estudo é centrado, exclusivamente, nos 13 formandos que frequentaram a CCAP, pertencentes a um Agrupamento de Escolas da zona norte, de diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 1.º e 3.º ciclos), tendo em conta as sessões presenciais, em que os professores, já em grupos cooperativos experienciam os métodos de AC. O trabalho autónomo implica a implementação desses métodos junto dos alunos. Desta forma, procura-se compreender em que medida os efeitos desta CCAP, no âmbito do trabalho presencial e do trabalho autónomo, se refletem na promoção e utilização da AC em contexto educativo. Os principais resultados obtidos permitem: caracterizar a perceção dos professores relativamente à AC (conceções, mais-valias, dificuldades e motivações); identificar práticas docentes, tendo como modelo a AC que os professores afirmam desenvolver; caracterizar o trabalho em equipa da CCAP e compreender, na perspetiva dos formandos, em que medida a CCAP contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | SPCE - Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cooperativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional | - |
Título: dc.title | O Projeto Coopera Escola+ 21-23 como promotor da aprendizagem cooperativa: efeitos de uma oficina de formação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: