O Projeto Coopera Escola+ 21-23 como promotor da aprendizagem cooperativa: efeitos de uma oficina de formação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMendes, Vanessa-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Sónia-
Autor(es): dc.creatorAbelha, Marta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16667-
Descrição: dc.descriptionNuma sociedade em constante transformação, as escolas enfrentam enormes desafios. Nesse sentido, emerge o Projeto COOPERA Escola+ 21|23 que pretende impulsionar a transformação de práticas pedagógicas diferenciadoras. Este projeto tem como modelo teórico e pedagógico a Aprendizagem Cooperativa (AC), desafiando professores e alunos a vivenciarem experiências pedagógicas, que trazem identidade às escolas, integrando a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, a Avaliação Pedagógica, a Educação Inclusiva, o Plano de Transição Digital, o Ensino Experimental das Ciências e o Bem-Estar Social e Emocional, indo ao encontro das competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). O projeto desenvolve diferentes ações, investindo na reconfiguração das práticas pedagógicas com incidência na formação docente. Neste contexto, encontra-se em fase de conclusão, uma dissertação de mestrado, que incide sobre o desenvolvimento do trabalho docente, numa ação de formação, dinamizada pelo Coopera Escola+ 21|23, designada por Comunidades Cooperativas de Aprendizagem Profissional (CCAP), nível 1. Este estudo é centrado, exclusivamente, nos 13 formandos que frequentaram a CCAP, pertencentes a um Agrupamento de Escolas da zona norte, de diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 1.º e 3.º ciclos), tendo em conta as sessões presenciais, em que os professores, já em grupos cooperativos experienciam os métodos de AC. O trabalho autónomo implica a implementação desses métodos junto dos alunos. Desta forma, procura-se compreender em que medida os efeitos desta CCAP, no âmbito do trabalho presencial e do trabalho autónomo, se refletem na promoção e utilização da AC em contexto educativo. Os principais resultados obtidos permitem: caracterizar a perceção dos professores relativamente à AC (conceções, mais-valias, dificuldades e motivações); identificar práticas docentes, tendo como modelo a AC que os professores afirmam desenvolver; caracterizar o trabalho em equipa da CCAP e compreender, na perspetiva dos formandos, em que medida a CCAP contribuiu para o seu desenvolvimento profissional.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSPCE - Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem cooperativa-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional-
Título: dc.titleO Projeto Coopera Escola+ 21-23 como promotor da aprendizagem cooperativa: efeitos de uma oficina de formação-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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