Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barros, F. M. | - |
Autor(es): dc.creator | Caeiro, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Disterheft, Antje | - |
Autor(es): dc.creator | Madeira, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Manteigas, Vítor | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, António Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Margarida Ribau | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Aldina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16654 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16654 | - |
Descrição: dc.description | Networks are an important mechanism for systemic change towards sustainability in higher education institutions. In Portugal there is no formal law or regulation at governmental level pressuring for this change. Also, there was a need for action and a lack of collaboration between the Portuguese higher education community to allow an advanced sustainability implementation in higher education institutions. This chapter presents the activities that the Portuguese Network Sustainable Campus—Rede Campus Sustentável (RCS) has been undertaking. The history and organisation of the network are presented as well as a summary of its main initiatives, namely the results of the first survey report on the Implementation of Sustainability in Higher Education in Portugal, where the actual practices in the main dimensions are listed. This work aims to contribute to the studies about sustainability-oriented networks in higher education, addressing its current and future challenges. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable campus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education institutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability network | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development goals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education for Sustainable Development (HESD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education for sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | University engagement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bottom-up initiatives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability survey | - |
Título: dc.title | The portuguese sustainable campus network: a knowledge collaboration for sustainability transformation in higher education institutions | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: