Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Duarte, Marina | - |
Autor(es): dc.creator | Caeiro, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Farinha, Carla | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Margarida Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Rigueiro, Constança | - |
Autor(es): dc.creator | Simão, João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:49:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:49:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16640 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16640 | - |
Descrição: dc.description | Purpose – This study aims to explore the alignment between strategic plans of the Portuguese public higher education institutions (HEIs) and their perception of the integration of sustainability in education and curricula. Design/methodology/approach – The strategic plans from 15 institutions were selected for content analysis; data about the integration of sustainability in education and curricula, from these HEI, were collected with an online questionnaire (self-report survey). Qualitative and quantitative analyses were performed. Findings – Strategic plans of the Portuguese public HEIs seem to not be sufficiently aligned with selfassessment integration of sustainability in education and curricula. Research limitations/implications – The classifications used in the content analysis were constructed and revised by the authors to reduce coder interpretation issues and subsequent bias in the results. However, some subjectivity could remain. The analysis of strategic plans and self-report surveys answered by top management, or a technician, does not assess the practices and sustainability implementation in education and curricula. Practical implications – This study allows the self-report of already-implemented practices to be compared to the planned strategy of HEI governance in Portugal as stated in their strategic plans. Originality/value – An analysis and respective insights on the lack of connection between strategic planning and self-report practices about sustainability implementation, using Portugal as a case study. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJSHE-01-2023-0001/full/html | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education institutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polytechnics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricula | - |
Título: dc.title | Integration of sustainability in the curricula of public higher education institutions in Portugal: do strategic plans and self-report align? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: