
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Caeiro, Sandra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendes, António Quintas | - |
| Autor(es): dc.creator | Freire, Ana Luiza Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://zenodo.org/records/13790116 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16639 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16639 | - |
| Descrição: dc.description | Plano de Gestão de Dados de Investigação (PGD) referente à tese produzida no âmbito do Doutoramento Conjunto em Educação a Distância e e-Learning, na sua 3.ª Edição, de 2024/2025 a decorrer na Universidade Aberta e na Universidade do Minho. | - |
| Descrição: dc.description | Versão 1 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste projeto é realizar um estudo de caso cujo foco é o contexto organizacional da Universidade Aberta – Portugal, no que se refere ao papel da gestão da informação, da curadoria de dados aberta na promoção de elaboração de Conjuntos de Dados de estudantes, professores e pesquisadores da UAb, garantindo dados FAIR – Findable, Accessible, Interoperable, Reusable, produzidos na universidade. O relatório denominado “Recomendações para a Ciência Aberta”, da UNESCO (2021), apresenta diretrizes para a promoção da Ciência Aberta, envolvendo o acesso aberto dos dados de pesquisa e da pesquisa em sua totalidade. Neste documento, no item 7, o conhecimento científico aberto, deixa claro a sua orientação que todo material – dados, metadados, REA, softwares , metodologia de pesquisa e processo de avaliação, só com o acesso aberto e disponíveis em domínio público ou sob direitos direitos autorais e com licença aberta, permitindo a reutilização, adaptação, distribuição, redirecionamento, de forma gratuita. O pesquisador financiado por instituições públicas de fomento no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa, na Austrália, precisa, necessariamente, disponibilizar seus dados de pesquisa através de um plano de gestão de dados de investigação, e aqueles que não são financiados, são estimulados a fazê-lo. Por esta razão, os temas de gestão da informação, curadoria de dados abertos, obtêm evidências nesta pesquisa, pois além de, promovem a visibilidade do processo de pesquisa, nos interessa fomentar a usabilidade e a interoperabilidade desses dados de pesquisa que deveriam estar organizados em Datasets e depositados em repositórios abertos. | - |
| Descrição: dc.description | https://portal.uab.pt/wpcontent/uploads/2022/05/ NOT-cartaz-DEDEL.pdf | - |
| Descrição: dc.description | N/A | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão de dados de investigação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curadoria de dados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | EAD | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conjuntos de dados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência aberta | - |
| Título: dc.title | Gestão de Dados de Investigação: um estudo de caso numa instituição de ensino superior | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: