Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Arnaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardino, Carlos Filipe Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16591 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16591 | - |
Descrição: dc.description | O LMS empresarial é adequado para gerir e fornecer a constituição de toda a empresa aos empregados para desenvolverem conhecimentos e competências profissionais, manterem certificações e cumprirem as leis governamentais e estatais. Este sistema também educa os não empregados, tais como associados, clientes e diretores de vendas, sobre os serviços e produtos de uma empresa. A utilização de LMS em contexto empresarial é considerado como um elemento diferenciador em sistemas de informação e de conhecimento. Este tipo de sistemas permitem o progresso, a concessão e o acompanhamento de programas de nível de aprendizagem online de acordo com toda uma organização. Por vezes, as empresas enfrentam dificuldades em selecionar o LMS, considerando o seu contexto, a necessidade dos recursos humanos, os seus requisitos, a criação de valor e a integração de sistemas existentes. Neste contexto, considera-se importante estudar estes sistemas, analisar o seu contexto e propor uma Framework para a adoção de um LMS numa empresa, de modo que os gestores, especialistas em recursos humanos, e especialistas em formação possam ter mais certeza na sua tomada de decisão. Esta dissertação apresenta a estratégia e os resultados desta investigação, iniciando com uma revisão sistemática de literatura segundo o protocolo de Barbara Kitchenham e a aplicação de um Survey com a análise e extração de dados de 38 respostas. Pela análise dos resultados obtidos, a dissertação apresenta resultados sobre: Que modelos de referência e frameworks existem para a implementação de um LMS num contexto empresarial? Como implementar o LMS num contexto empresarial? Quais são os principais benefícios e desafios de um LMS numa empresa? Nas conclusões são apresentadas as principais limitações desta investigação e algumas recomendações para trabalhos futuros. | - |
Descrição: dc.description | The corporate LMS is suitable for managing and providing the company-wide constitution for employees to develop professional knowledge and skills, maintain certifications, and comply with government and state laws. This system also educates non-employees, such as associates, customers, and sales managers, about a company's services and products. The use of LMS in an enterprise context is a differentiating element in information and knowledge systems. This type of system allows online learning programs to be developed, delivered, and monitored by an entire organization. Sometimes, companies face difficulties in selecting a LMS, considering their context, the need for human resources, their requirements, the creation of value, and the integration of existing systems. In this context, it is considered important to study these systems, analyze their context, and propose a Framework for adopting a LMS in a company so that managers, human resources specialists, and training specialists can have more certainty in their decision-making. This research aims to identify the strategy and results, starting with a systematic literature review according to Barbara Kitchenham's protocol and applying a survey to analyze and extract data from 38 responses. By analyzing the results obtained, the research presents findings on: What reference models or frameworks exist for implementing a LMS in an enterprise context? How can the LMS be implemented in an enterprise context? What are the main benefits and challenges of a LMS in a company? The conclusions present the main limitations of this research and some recommendations for future work. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de gestão da aprendizagem empresarial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de gestão da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Management System (LMS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conteúdos de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | LMS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business learning management system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporate learning management system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning management system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning content | - |
Título: dc.title | Framework proposal for the adoption of LMS in an enterprise context | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: