Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Albó, Laia | - |
Autor(es): dc.creator | Noguera, Ingrid | - |
Autor(es): dc.creator | Hernández-Leo, Davinia | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Agostini, Daniele | - |
Autor(es): dc.creator | N. Alkhasawneh, Shatha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16580 | - |
Descrição: dc.description | This demo paper presents a web-based learning design tool that aims to support university teachers in designing flexible learning scenarios. Its purpose is to pedagogically guide teachers in the design and decision-making process of flexible learning. The tool uses flipped learning patterns as the basis for their designs, and a scaffolding system to facilitate the adaptability of the learning designs to diverse components (digital, inclusiveness and learning regulation). The tool offers automatic recommendations during the design, based on the pattern the user selected at the beginning of the process. Specifically, three patterns are offered to guide teachers in addressing educational needs during flexible and flipped learning by providing strategies to: promote feedback exchange, enhance students' self-regulation during prior preparation, and regulate and manage student collaboration. Moreover, the system offers a playful path to guide and engage teachers throughout the learning design process and community features for teachers to see and reuse other teachers' designs shared within the platform. The tool has been designed and developed in the context of a European project and tested by 20 lecturers in five countries. | - |
Descrição: dc.description | The authors would like to thank the FLeD project members for their contributions to the design of the FLeD Tool (https://fledtool.upf.edu/). This work was co-funded by Erasmus+ under project grant 2022-1-ES01-KA220-HED-000085250. Additional support by MICIU/AEI/10.13039/501100011033(PID2020-112584RB-C33) and SGR 00930. The work of D. Hernández-Leo (Serra Hunter) was supported by ICREA under the ICREA Academia program. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flexible learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flipped learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning pattern | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scaffolding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playful experience | - |
Título: dc.title | FLeD learning design tool: scaffolding flexible scenarios through the use of flipped learning patterns | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: