
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Derivaldo Machado da | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Ingrid Nery | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Viviane Almeida dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16572 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16572 | - |
| Descrição: dc.description | O reduzido percentual de mulheres em cursos de computação mostra que, além de outros problemas, o preconceito de gênero se apresenta como um dos principais fatores. Para mitigar os problemas e os preconceitos, são realizadas no Brasil e no mundo diversas ações de conscientização e empoderamento feminino. Este trabalho busca apresentar um modelo de desenvolvimento de um jogo digital no estilo visual novel para a tomada de consciência sobre os preconceitos de gênero. A escolha pelo jogo digital deu-se pelo caráter lúdico e atrativo que os jogos digitais oferecem e pelo fato de ser uma boa ferramenta educacional para lidar com a questão da conscientização e outros fatores sociais. Sua concepção foi realizada coletivamente por meio de grupos focais e dentre os produtos elaborados, temos os estágios para a tomada de consciência sobre a violência simbólica de gênero, as proto-personas, o roteiro e o protótipo do jogo proposto | - |
| Descrição: dc.description | The reduced percentage of women in computing courses shows that, in addition to other problems, gender prejudice is one of the main factors. To mitigate problems and prejudices, several awareness and female empowerment actions are carried out in Brazil and around the world. This work seeks to present a model for developing a digital game in the visual novel style to raise awareness about gender prejudices. The choice for the digital game was due to the playful and attractive nature that digital games offer and the fact that it is a good educational tool to deal with the issue of awareness and other social factors. Its conception was carried out collectively through focus groups and among the products created, we have the stages for raising awareness about symbolic gender violence, the proto-personas, the script and the prototype of the proposed game. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36734 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empoderamento feminino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender bias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Female empowerment | - |
| Título: dc.title | Proposta de um jogo digital para conscientizar as mulheres sobre o preconceito de gênero em cursos de computação | - |
| Título: dc.title | Proposal for a digital game to raise women awareness about gender bias in computing courses | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: