Mídia-educação baseada em jogos na formação inicial de professores: o game Comenius na pedagogia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEstevam, Ana Cláudia Mota-
Autor(es): dc.creatorCruz, Dulce Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:19:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:19:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16571-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16571-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata da contribuição do Game Comenius para o letramento midiático na formação inicial de professores a partir de um estágio de docência realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de Pedagogia, sendo recorte de uma dissertação. Os dados foram gerados a partir de fóruns criados em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem e registros em diário de campo da pesquisadora, acerca da experiência das alunas com os diferentes formatos e gêneros do Game Comenius durante uma disciplina, no semestre de 2022.1. Os resultados chamam a atenção quanto ao processo de letramento midiático desenvolvidos pelas alunas através dos jogos, de maneira que houve engajamento e apropriação dos conteúdos, bem como contribuição delas para com os Games e proposta formativa da disciplina, configurando uma troca significativa nesse processo de ensino e aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThis work deals with the contribution of the Comenius Game to media literacy in initial teacher training, based on a teaching internship carried out at the Federal University of Santa Catarina, in the Pedagogy course, and is part of a dissertation. The data was generated from forums created in the Virtual Teaching and Learning Environment and records in the researcher's field diary, about the students' experience with the different formats and genres of the Comenius Game during a course, in the semester of 2022.1. The results draw attention to the media literacy process developed by the students through the games, so that there was engagement and appropriation of the contents, as well as their contribution to the Games and the formative proposal of the course, configuring a significant exchange in this teaching and learning process.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36218-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-education-
Título: dc.titleMídia-educação baseada em jogos na formação inicial de professores: o game Comenius na pedagogia-
Título: dc.titleGame-based media education in initial teacher training: the Comenius game in pedagogy-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.