
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Scienza, Livia | - |
| Autor(es): dc.creator | Paloma, Lucia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16570 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202419 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16570 | - |
| Descrição: dc.description | Por seu caráter lúdico, jogos sérios vêm sendo cada vez mais utilizados no ensino de disciplinas e no treino de novas habilidades. Este estudo de caso analisa a criação de dois jogos sérios (Fables Maker e Trate Bem!), trazendo à tona a importância da condução embasada de todo o processo de desenvolvimento e do playtest do jogo com o público-alvo para se garantir a eficiência da aplicação e seu aprimoramento. Desta maneira, os processos de pré-produção, produção e validação dos jogos em questão são descritos e discutidos. | - |
| Descrição: dc.description | Due to their ludic nature, serious games have been increasingly used in teaching subjects and training new skills. This case study analyzes the creation of two serious games (Fables Maker and Trate Bem!), bringing to light the importance of a based conduction of the entire development process and the importance of playtesting the game with the target audience to ensure its efficiency and its improvement. Therefore, the pre-production, production and validation processes of these games are further described and discussed. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36329 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serious games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Playtest | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Game design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Título: dc.title | Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios | - |
| Título: dc.title | Game Design of “Treat Well!” and “Fables Maker”: serious game development and testing | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: