Estilos de aprendizagem em ambientes on-line

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMiranda, Luísa-
Autor(es): dc.creatorMorais, Carlos-
Autor(es): dc.creatorDias, Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:45:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:45:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16537-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16537-
Descrição: dc.descriptionA educação e a formação ao longo da vida constituem os pilares fundamentais do desenvolvimento para a Sociedade da Informação e do Conhecimento. De acordo com a abordagem construtivista a dinâmica deste processo tem como referência não só o desenvolvimento de novas estratégias para a implementação das aprendizagens orientadas para o aluno, como também a adequação aos estilos individuais de aprendizagem e aos procedimentos desenvolvidos nos ambientes colaborativos de aprendizagem online. Como contributo para este desenvolvimento propomo-nos orientar este artigo a partir da reflexão sobre o conceito de estilo de aprendizagem, a integração dos tipos de estilo predominantes em cada indivíduo e a importância deste conhecimento para a concepção e desenho dos ambientes de aprendizagem online, enquanto meios de promoção da flexibilidade dos processos de educação e formação nos LMS (Learning Management Systems). Neste sentido, privilegiaremos a abordagem seguida por Alonso et al. (1999), na qual é sugerido que as pessoas manifestam preferências no processo de aprendizagem que se concentram em etapas, convencionando atribuir a cada uma delas um estilo de aprendizagem. Assim, são identificados pelos autores referidos quatro estilos de aprendizagem: activo, reflexivo, teórico e pragmático, os quais pretendemos analisar no presente contexto experimental no plano da sua articulação com as práticas de educação e formação nos ambientes síncronos e assíncronos disponibilizados pelos LMS.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade do Minho-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes online-
Título: dc.titleEstilos de aprendizagem em ambientes on-line-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.