
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Araujo, Kelson | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Paulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:52:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:52:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16530 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16530 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta os resultados obtidos pelo estudo realizado no escopo de uma dissertação de Mestrado em Educação, Especialização em Tecnologia Educativa, pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Descreve o problema da falta de disciplinas específicas nas grelhas curriculares dos cursos superiores de línguas (no contexto brasileiro) para o ensino prático de ferramentas informáticas de auxílio à tradução, gratuitas e de código aberto. O questionário contido no trabalho identifica a ferramenta gratuita de preparação à tradução considerada mais importante para os trabalhos dos tradutores, segundo os contributos dos participantes da lista Trad-Prt, um fórum de discussão eletrónica do Yahoo Groups sobre traduções de/para a língua portuguesa. Com base em tal aplicação informática, foi desenvolvido um Objeto de Aprendizagem com a ferramenta eXe Learning, cujo protótipo passou por uma avaliação da usabilidade por parte de peritos. Sendo assim, como conclusão, foi feita uma proposta para introdução efectiva do ensino das ferramentas informáticas de auxílio à tradução de textos em disciplinas específicas de cursos universitários mediante o uso de objetos de aprendizagem. Estes poderão ser aproveitados pelos professores com o objetivo de proporcionarem aos alunos uma melhor adequação à realidade do mercado global que exige, obrigatoriamente, um bom domínio das modernas ferramentas de tradução assistida. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Objetos de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hipermédia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | eXe Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tradução | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CAT tools | - |
| Título: dc.title | Desenvolvimento de unidades curriculares sobre tradução auxiliada por computador: uma proposta para otimizar a introdução de objetos de aprendizagem | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: