Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castelhano, Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Diana | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Daniela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16473 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16473 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to test an Instructional Design model prototype for Virtual Reality (VR) in Higher Education. A qualitative research methodology was used, employing questionnaires and observations for data collection. The research had three main objectives: (1) to identify the applicability and effectiveness of the VR Instructional Design model, (2) to evaluate participants’ experience with immersion, interactivity, and usability of the VR environment, and (3) to obtain feedback from participants about their VR experience. The study involved two sessions. In the first session, participants were introduced to the VR environment, and their initial adaptation difficulties were observed. Informal interviews and a questionnaire collected feedback on immersion, interactivity, interest, and educational potential of VR. The second session indicated the need for revisions in applicability and ease of use. Based on student feedback, session planning should consider initial adaptation, teacher training, equipment availability, interaction elements, resources, realism, immersion, safety, comfort, session duration, communication, collaboration, and clear content delivery. Providing alternative plans for technical failures is essential. Despite these challenges, participants expressed interest in participating in VR sessions and activities. | - |
Descrição: dc.description | This research received financial support from the Faculty of Engineering at the University of Porto. We would also like to express our gratitude to the REVEALING project –Realisation of Virtual Reality Learning Environments (VRLEs) for Higher Education, funded by Erasmus+/Cooperation Partnerships 2021–1-DE01-KA220- HED-000032098, for hosting our work. Special thanks to all collaborators and partners who contributed to this project. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer Nature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instructional design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | Instructional design model for virtuality reality: testing and participant experience evaluation | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: