Sala de aula invertida em espaços digitais na disciplina de física e química: avaliação do seu impacto no autoconceito dos estudantes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, J. António-
Autor(es): dc.creatorCarneirinho, Ana Luísa Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:12:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:12:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16471-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16471-
Descrição: dc.descriptionEste projeto investiga o impacto da metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI), enriquecida com a componente digital, no autoconceito académico de alunos do Ensino Básico. Utilizando uma abordagem de investigação-ação, o estudo implementa a metodologia de SAI numa turma de 8º ano e analisa, sob o paradigma qualitativo, dados obtidos por vários instrumentos, como observações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, numa perspetiva de triangulação dos vários instrumentos utilizados. Os resultados sugerem que a aplicação da SAI em espaços digitais pode influenciar positivamente o autoconceito dos alunos, promovendo maior envolvimento e responsabilidade no processo de aprendizagem. Este estudo contribui para a literatura educacional ao demonstrar como as tecnologias digitais podem ser integradas efetivamente para potencializar práticas pedagógicas inovadoras em contextos de ensino de ciências.-
Descrição: dc.descriptionThis project investigates the impact of the Flipped Classroom (FC) methodology, enriched with a digital component, on the academic self-concept of elementary school students. Using an action research approach, the study implements the FC methodology in an 8th grade class and analyzes, under a qualitative paradigm, data obtained through various instruments such as observations, surveys, and semi-structured interviews, from a triangulation perspective of the various instruments used. The results suggest that the application of FC in digital spaces can positively influence students' self-concept, promoting greater engagement and responsibility in the learning process. This study contributes to the educational literature by demonstrating how digital technologies can be effectively integrated to enhance innovative pedagogical practices in science education contexts.-
Descrição: dc.descriptionA investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas Áreas de investigação do Centro de Investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta no âmbito da Formação Avançada. É uma ação financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertida-
Palavras-chave: dc.subjectAutoconceito académico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectFlipped classroom-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic self-concept-
Palavras-chave: dc.subjectDigital education-
Palavras-chave: dc.subjectHybrid teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Título: dc.titleSala de aula invertida em espaços digitais na disciplina de física e química: avaliação do seu impacto no autoconceito dos estudantes-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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