Manipulação de factos e de opiniões: o debate presidencial entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura (2021)

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Autor(es): dc.creatorBraz, Ana-
Autor(es): dc.creatorMarques, Isabelle Simões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:54:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:54:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16463-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p90-105-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16463-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo primordial realizar uma análise linguístico-discursiva das estratégias de argumentação e de persuasão predominantes no debate de 06 de janeiro de 2021 para as eleições presidenciais em Portugal, evidenciando as estratégias de manipulação dos locutores e candidatos. Debruçamo-nos sobre a natureza dos objetos de manipulação, assim como sobre as configurações que essa manipulação assume no género discursivo em questão e respetivas finalidades. Examinamos o apelo às emoções, aos valores e à mudança realizado pelos dois candidatos. São objeto de estudo as imagens (ethos) que os adversários políticos constroem de si e do outro no e pelo discurso, as emoções (pathos) que suscitam as suas palavras, os principais valores axiológicos dos lexemas e expressões utilizados, e os modos de refutação de factos e pontos de vista convocados. Este estudo insere-se na perspetiva da análise do discurso, assim como no quadro do estudo da argumentação, nomeadamente da argumentação no discurso político.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to propose a linguistic and discursive analysis of the argumentation and persuasion strategies predominant in the debate of January 6, 2021 for the presidential elections in Portugal. The study focuses on the manipulation strategies of the speakers and candidates. We focus on the nature of manipulation objects, as well as on the configurations that this manipulation assumes in the discursive genre in question and its purposes. We examine the appeal to emotions, values and change made by the two candidates. The objects of study are the images (ethos) that political opponents build of themselves and the other in and through discourse, the emotions (pathos) that their words arouse, the main axiological values of the lexemes and expressions used, and the modes of refutation of facts and points of view convened. This study is part of the perspective of discourse analysis, as well as the framework of the study of argumentation, namely argumentation in political discourse.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/205110/196992-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEleições presidenciais-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de argumentação e persuasão-
Palavras-chave: dc.subjectEthos-
Palavras-chave: dc.subjectPathos-
Palavras-chave: dc.subjectPresidential elections-
Palavras-chave: dc.subjectSpeech analysis-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentation and persuasion strategies-
Título: dc.titleManipulação de factos e de opiniões: o debate presidencial entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura (2021)-
Título: dc.titleManipulation of facts and opinions: the presidential debate between Marcelo Rebelo de Sousa and André Ventura (2021)-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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