
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lopes dos Reis, Felipa | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16445 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16445 | - |
| Descrição: dc.description | A utilização das várias formas de interacção e comunicação em rede institui uma nova modalidade de educação que é denominada de educação à distância. O crescimento exponencial que ocorreu nas últimas décadas desta metodologia de ensino deve-se aos avanços tecnológicos, sobretudo nos espaços virtuais da Internet que resultam em novas abordagens pedagógicas e inúmeras possibilidades de acesso rápido e fácil às informações. A selecção desta temática é motivada pela experiência como professores no ensino em regime de E-Learning na Universidade Aberta e pelo reconhecimento da relevância dos fóruns na construção de ambientes de aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | The utilization of several forms of interaction and networked communication institutes a new branch of education that is denominated as long-distance teaching. The exponential growth that has occurred in the last decades within this teaching methodology is due to technological advances, especially in the virtual spaces of the internet that result in new pedagogical approaches and numerous possibilities of quick and easy access to information. The selection of this thematic is motivated by the experience as teachers in the E-Learning regime at Universidade Aberta and by the recognition of the relevance of forums in the construction of learning environments. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | RBAAD | - |
| Relação: dc.relation | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/210 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Long-distance teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cooperative learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coomunication | - |
| Título: dc.title | Aprendizagem colaborativa no ensino a distância | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: