
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Isaias, Pedro | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Pifano, Sara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16433 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16433 | - |
| Descrição: dc.description | Increased student engagement, development of high-order thinking skills, promotion of collaboration among students and enhanced reflection constitute some of the benefits commonly cited when advocating the use of active learning. As this learning strategy becomes increasingly more prevalent in higher education, it is important to reflect on how it is being implemented in practice. This paper draws on the experience of 338 university lecturers and examines thedefinition of active learning and how it is being implemented and assessed for effectiveness. Their views were manifested in two phases, firstly via an online questionnaire, and secondly through semi-structured interviews with a subsample of the initial questionnaire respondents. The results show that the participants have a multi-layered understanding of active learning and that they use mainly activities that promote group work, they follow specific design guidelines, and assess their experiences using mostly learning outcomes measurement instruments. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Association for the Advancement of Computing in Education (AACE) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student engagement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Survey | - |
| Título: dc.title | Learning with the practitioners: defining and implementing active learning in higher education | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: