
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16392 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16392 | - |
| Descrição: dc.description | Plano de investigação submetido para apreciação pela Coordenação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, pelo Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância e pelo Conselho Científico da Universidade Aberta, o qual, após aprovado, foi concretizado e concluído com sucesso, conforme atesta a dissertação de mestrado disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/3370. | - |
| Descrição: dc.description | Existe no projeto Wikipédia um inegável contributo para a democratização do acesso à informação, um marco na possibilidade de trabalho colaborativo para a construção da inteligência coletiva. Como referem Knight e Pryke (2012:1), «wikipedia [is] a controversial new departure in the history of education». Neste sentido, entende-se necessário desenvolver estudos para compreender a perceção que professores e estudantes do ensino universitário possuem deste recurso educacional aberto e a forma como o integram no seu quotidiano. Deste modo, e porque se trata de um tema atual e relevante, a presente investigação pretende dar resposta às seguintes questões: que perceção têm professores e estudantes do ensino superior sobre a Wikipédia? E, que utilização fazem deste recurso educacional aberto? | - |
| Descrição: dc.description | N/A | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Wikis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do elearning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investigação em educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conceções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino online | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
| Título: dc.title | Wikipédia no ensino superior: conceções e práticas de estudantes e professores | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: