
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Aller, Tamara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16380 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16380 | - |
| Descrição: dc.description | Los teléfonos móviles han logrado establecerse como un componente esencial en la vida de los jóvenes, convirtiéndose en una herramienta multifacética utilizada en múltiples contextos como la comunicación, el entretenimiento y el educativo. No obstante, la integración de estos dispositivos tecnológicos en el entorno académico ha suscitado cuestionamientos acerca de sus potenciales consecuencias. La UNESCO ha señalado que la utilización inapropiada de los teléfonos móviles puede tener un impacto negativo en el rendimiento académico, puesto que limita la capacidad de atención del alumnado. El presente estudio de investigación, realizado en el Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), pretende analizar las opiniones de los estudiantes universitarios en relación al uso de los teléfonos en contexto áulico. Los resultados muestran que, aunque estos dispositivos pueden facilitar el acceso a materiales educativos, también pueden representar una distracción que perjudica el compromiso del estudiante durante el aula. Por lo tanto, ante estos resultados se concluye la necesidad de establecer medidas reguladoras que mitiguen los posibles riesgos derivados de un uso inadecuado. | - |
| Descrição: dc.description | Mobile phones have managed to establish themselves as an essential component in the lives of young people, becoming a multifaceted tool used in various contexts such as communication, entertainment, and education. However, the integration of these technological devices into the academic environment has raised questions about their potential consequences. UNESCO has pointed out that the inappropriate use of mobile phones can have a negative impact on academic performance by limiting students' ability to focus. This research study, conducted at the Polytechnic Institute of Bragança (Portugal), aims to analyse the opinions of university students regarding the use of phones in the classroom. The results show that, while these devices can facilitateaccess to educational materials, they can also be a distraction that affects student engagement during class. Therefore, given these results, it is concluded that there is a need to establish regulatory measures that mitigate the potential risks arising from inappropriate use. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
| Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/54 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teléfonos móviles inteligentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dependencia tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Smartphones | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological dependence | - |
| Título: dc.title | Los teléfonos móviles en las aulas universitarias: ¿facilitadores o distractores del aprendizaje? | - |
| Título: dc.title | Mobile phones in university classrooms: facilitators or distractors of learning? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: