Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Valente, Sónia | - |
Autor(es): dc.creator | Saraiva, Daniela | - |
Autor(es): dc.creator | Pessoa, Teresa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16378 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16378 | - |
Descrição: dc.description | O projeto Educ@rteNatureza entende a educação como estando na ação humana, ao longo da vida, não se restringindo aos limites físicos das instituições formais, do tempo ou do mundo analógico. Através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, propõe-se a construir coreografias educativas que através dos e na natureza, da arte e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ativem os cinco sentidos na imersão em experiências transformadoras em contexto de natureza. O projeto tem como público-alvo direto profissionais da educação e comunidade local; como público-alvo indireto crianças do ensino básico; baseia-se numa metodologia de investigação-ação com abordagem sistémica. Este artigo ambiciona mostrar as potencialidades de uma intervenção que desafia agentes educativos, sociedade civil e comunidade local a conhecer o meio envolvente e a usá-lo como espaço educativo; onde a tecnologia facilita novos olhares‘ sobre o meio‘, apoiando o processo de exploração da/na natureza. | - |
Descrição: dc.description | The Educ@rteNatureza initiative firmly believes that education should not be restricted to conventional institutions, timeframes, or conventional methods. Rather, it should be an ongoing process that involves active participation from individuals. By utilizing an interdisciplinary and transdisciplinary approach, the project aims to create educational experiences that immerse individuals in nature, art, and digital communication technologies, engaging all their senses. The project's direct target audience is education professionals and thelocal community; its indirect target audience is primary school children; it is based on an action-research methodology with a systemic approach. This article aims to show the potential of an intervention that challenges educational agents, civil society, and the local community to get to know their surroundings and use them as an educational space; where technology facilitates 'new perspectives' on the 'environment', supporting the process of exploring nature. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/55 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação na natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital information and communication technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Educ@rtenatureza:relação dialógica entre educação, natureza e tecnologias digitais | - |
Título: dc.title | Educ@rtenatureza: dialogical relationship between education, nature and digital technologies | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: