Educ@rtenatureza:relação dialógica entre educação, natureza e tecnologias digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorValente, Sónia-
Autor(es): dc.creatorSaraiva, Daniela-
Autor(es): dc.creatorPessoa, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16378-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16378-
Descrição: dc.descriptionO projeto Educ@rteNatureza entende a educação como estando na ação humana, ao longo da vida, não se restringindo aos limites físicos das instituições formais, do tempo ou do mundo analógico. Através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, propõe-se a construir coreografias educativas que através dos e na natureza, da arte e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ativem os cinco sentidos na imersão em experiências transformadoras em contexto de natureza. O projeto tem como público-alvo direto profissionais da educação e comunidade local; como público-alvo indireto crianças do ensino básico; baseia-se numa metodologia de investigação-ação com abordagem sistémica. Este artigo ambiciona mostrar as potencialidades de uma intervenção que desafia agentes educativos, sociedade civil e comunidade local a conhecer o meio envolvente e a usá-lo como espaço educativo; onde a tecnologia facilita novos olhares‘ sobre o meio‘, apoiando o processo de exploração da/na natureza.-
Descrição: dc.descriptionThe Educ@rteNatureza initiative firmly believes that education should not be restricted to conventional institutions, timeframes, or conventional methods. Rather, it should be an ongoing process that involves active participation from individuals. By utilizing an interdisciplinary and transdisciplinary approach, the project aims to create educational experiences that immerse individuals in nature, art, and digital communication technologies, engaging all their senses. The project's direct target audience is education professionals and thelocal community; its indirect target audience is primary school children; it is based on an action-research methodology with a systemic approach. This article aims to show the potential of an intervention that challenges educational agents, civil society, and the local community to get to know their surroundings and use them as an educational space; where technology facilitates 'new perspectives' on the 'environment', supporting the process of exploring nature.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão-
Relação: dc.relationhttps://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/55-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação na natureza-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectDigital information and communication technologies-
Palavras-chave: dc.subjectNature education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleEduc@rtenatureza:relação dialógica entre educação, natureza e tecnologias digitais-
Título: dc.titleEduc@rtenatureza: dialogical relationship between education, nature and digital technologies-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.