Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Isaías, Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Pífano, Sara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16374 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16374 | - |
Descrição: dc.description | Technology, and Web 2.0 in particular, has been the focus of many universities’ efforts to respond to 21st-century learners’ demands and the volatile nature of the modern workplace. Web 2.0, with the numerous benefits it presents, seems to fit the needs of a socially connected and information-led society, but its integration in educational settings remains an intricate process. This paper examines the factors that potentiate the successful integration of Web 2.0 tools in higher education, by structuring them into a framework composed of six elements. The framework was validated by an online questionnaire that was distributed among higher education experts, who reiterated the importance of all the factors: technology selection, user-friendly tools, students’ participation, high number of active students, relevant content, and features for content addition and communication. | - |
Descrição: dc.description | A tecnologia, e a Web 2.0 em particular, tem sido o foco do esforço de resposta, de muitas universidades, às demandas dos alunos do século 21 e à natureza volátil do local de trabalho contemporâneo. A Web 2.0, com os inúmeros benefícios que apresenta, parece atender às necessidades de uma sociedade socialmente conectada e orientada pela informação, mas a sua integração em ambientes educacionais permanece um processo complexo. Este trabalho examina os fatores que potencializam a integração bem-sucedida de ferramentas da Web 2.0 no ensino superior, estruturando-as numa framework composta por seis elementos. A framework foi validada por um questionário online, distribuído entre especialistas do ensino superior, que reiterou a importância de todos os fatores: seleção de tecnologia, ferramentas fáceis de usar, participação dos alunos, grande número de alunos ativos, conteúdo relevante e recursos para a introdução de conteúdo e comunicação. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching/learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implementation framework | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online questionnaire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de ensino/aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework de implementação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questionário online | - |
Título: dc.title | Framework for Web 2.0 implementation in higher education: experts’ validation | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: