Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.contributorMarques, Viviane Cristina-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.contributorMarques, Viviane Cristina-
Autor(es): dc.creatorUNESCO-
Autor(es): dc.creatorMiao, Fengchun-
Autor(es): dc.creatorHolmes, Wayne-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16350-
Descrição: dc.descriptionPrefácio por Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO.-
Descrição: dc.descriptionTradução de Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Universidade Aberta, LE@D, Rede WEIWER®, Portugal; Viviane Cristina Marques, UNICAMP, Brasil e Rede WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, Portugal. A tradução do Guia para o português contou com a revisão de Luiza Carvalho, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da UNESCO (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Maria Luiza Monteiro Bueno e Silva, da Representação da UNESCO no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionAs ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como bjetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas a longo prazo e no desenvolvimento de capacidades humanas para garantir uma visão centrada no ser humano dessas novas tecnologias. O Guia apresenta uma avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as opiniões e expressões plurais. Propõe passos fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de IAGen para o uso ético e eficaz na educação. O Guia enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. A publicação oferece recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)-
Relação: dc.relationhttps://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectIA Generativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem centrada no ser humano-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological change-
Palavras-chave: dc.subjectEthics of technology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policy-
Título: dc.titleGuia para a IA generativa na educação e na pesquisa-
Título: dc.titleGuidance for generative AI in education and research-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.