Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:51:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:51:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16349 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37572/EdArt_3107241856 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16349 | - |
Descrição: dc.description | Integrado em investigação no âmbito da Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta (Open University Portugal). | - |
Descrição: dc.description | A integração curricular da Wikipédia, entendida como Tecnologia Educacional em Rede e Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem, tem gerado um conjunto de investigações em educação, fundamentadas em diversas metodologias, entre as quais a metodologia de projeto, a meta-análise multimodal, inspirada no sistema metodológico de análise MAECC®, e o estudo de caso, sendo este o suporte do exemplo de que nos ocupamos neste texto, em que defendemos a observação enquanto uma das técnicas de recolha de dados. Nesta perspetiva, num primeiro momento, enquadramos as questões associadas ao papel que assumem os instrumentos de recolha de dados numa investigação para, num segundo momento, avançarmos quer para o exemplo prático, quer para os instrumentos específicos, a saber a grelha de observação focada, à luz dos conceitos enquadradores, sintetizando-se, especificamente, os aspetos inerentes à estrutura, forma, número de observadores e local de observação. Portanto, este capítulo de livro assume-se como um recorte de um estudo mais amplo e tem como principal finalidade identificar, descrever e sistematizar as grelhas de observação focada, ou seja, sistematizar as aceções consideradas na técnica de observação, a partir de um exemplo concreto. Neste exemplo, identificamos as questões e objetivos específicos norteadores do referido estudo, e damos conta do conjunto de ferramentas de recolha de dados utilizadas e a forma como se articulam entre si, designadamente como se estabelece a triangulação dos dados. Paralelamente, identificamos as respetivas abordagens consideradas relativamente ao tratamento dos dados, focalizando na observação enquanto procedimento metodológico, que poderá apoiar mais e futuras investigações em educação. | - |
Descrição: dc.description | The integration of Wikipedia, understood as a Networked Educational Technology and an Open Virtual Learning Environment, in the curriculum has generated many educational research studies based on different methodologies, including project methodology, multimodal meta-analysis inspired by the MAECC® methodological analysis system, and case studies. The latter is the basis for the example discussed in this text, where we advocate for observation as one of the data collection techniques. From this perspective, we first address issues related to the role of data collection instruments in research, and then move on to a practical exemple, including the specific instruments, namely the focused observation grid. This is examined in light of framing concepts, specifically synthesizing features related to structure, form, number of observers, and observation location. Therefore, this book chapter is a segment of a broader study, and its main purpose is to identify, describe, and systematize the focused observation grids, i.e., to systematize the aspects pondered in the observation technique. In this example, we identify the specific guiding questions and objectives of our study, and we describe the set of data collection tools used and how they interconnect, particularly how data triangulation is established. Additionally, we identify the approaches considered in data processing, focusing on observation as a methodological procedure, which may support more and future research in education. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora Artemis | - |
Relação: dc.relation | https://editoraartemis.com.br/catalogo/post/a-observacao-enquanto-procedimento-metodologico-na-investigacao-em-educacao | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradigma pragmático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Observação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de recolha de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tratamento de dados | - |
Título: dc.title | A observação enquanto procedimento metodológico na investigação em educação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: