
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Paulo | - |
| Autor(es): dc.creator | Peixoto, Carolina Isabel Morais | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16338 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16338 | - |
| Descrição: dc.description | A presente investigação procura compreender como decorre o processo de integração de jovens refugiados sírios que vivem em Gaziantep, uma cidade turca a 120km da fronteira com a Síria. Inserida na área de estudos sobre refugiados e migrações forçadas, é através do recurso às histórias de vida de três jovens que se partilha a experiência de quem viveu em primeira mão este fenómeno, jovens que foram forçados a deixar a sua cidade na Síria, Alepo, entre os anos de 2013 e 2015, e a construir uma nova vida em Gaziantep. Este trabalho envolveu a escuta de narrativas, memórias, e uma disponibilidade por parte dos jovens em relembrar e contar as suas histórias com todas as experiências, dificuldades e sofrimento associados, na sua infância, ao longo do trajeto e durante o processo de integração em Gaziantep. Ao expor o percurso de vida dos jovens desde a sua infância na Síria ao presente momento, é possível conhecer o contexto migratório dos refugiados sírios na Turquia, a sua realidade social, cultural e económica, verificando se as políticas de integração existentes se adequam às necessidades deste grupo. Fatores como a aprendizagem da língua turca, a continuação do percurso escolar, ter condições laborais dignas e a não-discriminação revelaram-se essenciais para uma integração de sucesso dos jovens na cidade. | - |
| Descrição: dc.description | This research seeks to understand how the integration process takes place for young Syrian refugees living in Gaziantep, a Turkish city 120km from the Syrian border. As part of the field of refugee and forced migration studies, it uses the life stories of three young people to share the experience of those who have lived through this phenomenon first-hand, young people who were forced to leave their city in Syria, Aleppo, between 2013 and 2015 and build a new life in Gaziantep. This work involved listening to narratives, memories, and a willingness on the part of the youth to recall and tell their stories with all the associated experiences, difficulties, and suffering, in their childhood, throughout the journey and during the integration process in Gaziantep. By explaining the young people’s lives from their childhood in Syria to the present day, it is possible to understand the migratory context of Syrian refugees in Turkey, their social, cultural, and economic reality, and to see whether existing integration policies are suited to the needs of this group. Factors such as learning the Turkish language, continuing school, decent work conditions and non-iscrimination proved to be essential for the successful integration of the young people in the city. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias de vida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Refugiados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turquia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Síria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Life stories | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Refugees | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Young people | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turkey | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Syria | - |
| Título: dc.title | A integração dos jovens refugiados sírios na cidade de Gaziantep, Turquia | - |
| Título: dc.title | The integration of young Syrian refugees in the city of Gaziantep, Turkey | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: