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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Novo, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Grangeia, Andreia Susana Soares Ferreira Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/16304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16304 | - |
Descrição: dc.description | Numa sociedade em que somos confrontados com diversa informação, que poderá ter origem dúbia ou ser de fontes pouco credíveis, torna-se pertinente a existência de uma instituição que ajude a dar resposta a este desafio. Neste panorama, a biblioteca escolar pode desempenhar esse papel ao desenvolver competências de Literacia da Informação, nos vários elementos da comunidade escolar, por forma a dar respostas a esta sociedade de informação, no âmbito de uma aprendizagem ao longo da vida. O papel (in)formativo da biblioteca escolar é a razão da sua própria presença, o elemento aglutinador de práticas e projetos, num meio em que o aluno se confronta com uma grande diversidade de suportes e formatos da informação. Com o acelerado crescimento dos estímulos informativos, a biblioteca escolar representa o recurso mediador por excelência, a ferramenta indispensável para a ampla literacia e para a cidadania. A biblioteca escolar oferece as mesmas possibilidades a todos os alunos, independentemente do seu estrato social. A promoção da Literacia da Informação na biblioteca escolar pode contribuir para modificar as relações que os alunos estabelecem com a informação, tornando-os cidadãos autónomos e críticos. Neste trabalho dá-se a conhecer a realidade nas bibliotecas escolares, no concelho de Vila Real, no que se refere à Literacia da Informação. Para tal, foram analisados questionários (Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar - MABE) já aplicados a alunos e professores, em 2015 e 2017, assim como foram analisados os respetivos planos de melhorias, de 2014, 2016 e 2018, no sentido de identificar os pontos fracos e propor soluções de melhoria. Os dados observados nos inquéritos aos alunos revelam que a biblioteca escolar é entendida como o espaço distinto para estudar ou fazer trabalhos, sendo os recursos físicos, nomeadamente livros, os que mais se destacam, em detrimento dos recursos digitais. No entanto, houve melhorias na exploração de tecnologias e ferramentas em ambientes digitais entre os anos de 2015 e 2017. | - |
Descrição: dc.description | In a society where we are confronted with diverse information, which may have dubious origins or be from unreliable sources, the existence of an institution that helps to respond to this challenge becomes pertinent. In this scenario, the school library can play this role by developing Information Literacy skills in the various elements of the school community in order to respond to this information society, within the framework of lifelong learning. The (in)formative role of the school library is the reason for its very presence, the unifying element of practices and projects, in an environment where the student is confronted with a great diversity of supports and formats of information. With the accelerated growth of information stimuli, the school library represents the mediating resource par excellence, the indispensable tool for broad literacy and citizenship. The school library offers the same possibilities to all students, regardless of their social background. The promotion of Information Literacy in the school library can contribute to changing the relationships that students establish with information, making them autonomous and critical citizens. The reality in the school libraries, in the municipality of Vila Real, is presented and discussed regarding Information Literacy competencies. To this end, questionnaires (Portuguese School Library Evaluation Model - MABE) already applied to students and teachers, in 2015 and 2017, were analyzed, as well as the respective improvement plans, from 2014, 2016 and 2018, in order to identify weaknesses and propose improvement solutions. Data observed in student surveys reveal that school libraries are understood as a distinct space for studying or doing work, with physical resources, namely books, being the ones that stand out the most, to the detriment of digital resources. Nevertheless there were some improvements from 2015 to 2017 in what refers to the exploration of technologies and tools in digital environments. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | MABE - Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vila Real | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lifelong learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | MABE | - |
Título: dc.title | Contributo da biblioteca escolar para a promoção da literacia da informação em escolas do Concelho de Vila Real | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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