Hiflex: tecnologias para apoiar a introdução de modalidades flexíveis de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRamos, José Luís Pires-
Autor(es): dc.creatorDias, Paulo-
Autor(es): dc.creatorFigueira, Eduardo Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/16300-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/16300-
Descrição: dc.descriptionComunicação apresentada na 2ª Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) está a provocar importantes mudanças no que diz respeito à oferta de educação e formação nas instituições de ensino superior. Tal fenómeno pode ser observado a partir dos potenciais interessados, uma vez que as TIC oferecem agora a oportunidade de acesso a novos segmentos de população escolar, ou seja, grupos de indivíduos até aí com dificuldades de acesso ao campus são agora candidatos à educação superior; este fenómeno também pode ser observado a partir das instituições, que desenvolvem importantes esforços no reforço das suas infra-estruturas tecnológicas e nos modelos de oferta de ensino, de forma a satisfazer a procura crescente de formação superior. A fronteira entre instituições de ensino superior presencial e instituições de ensino a distância, está a ser drasticamente reduzida, obrigando a rever as teorias, os conceitos e modelos vigentes neste domínio. A flexibilização das aprendizagens, através dos ambientes de formação a distância, surge assim como um dos principais meios de desenvolvimento dos sistemas de formação não presencial no ensino superior, nomeadamente na abertura da instituição a comunidades ou grupos com dificuldades de acesso. Neste sentido, apresentamos um projecto de desenvolvimento de metodologias de implementação (em fase de progresso) da formação a distância na área da educação ambiental para trabalhadores estudantes e outros grupos com dificuldades de acesso ao ensino superior, incluindo a descrição do ambiente de aprendizagem baseado na web.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência Nónio Século XXI-
Relação: dc.relationhttps://www.nonio.uminho.pt/wp-content/uploads/2020/09/actas_challenges_2001.pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHIFLEX (projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilização da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFlexibilização da formação-
Título: dc.titleHiflex: tecnologias para apoiar a introdução de modalidades flexíveis de aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.